- Publicidade -

Aprenda a personalizar frascos de vidro utilizando tinta de lousa escolar

O CicloVivo separou uma solução bacana para reutilizar frascos de vidro pintando uma etiqueta com tinta para lousa, assim você pode marcar com giz escolar os nomes dos produtos.

Muitas vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina. Além de economizar recursos, você poupa o meio ambiente, deixando de descartar materiais que podem ganhar uma vida nova.

- Publicidade -

Um bom exemplo disso são os abundantes frascos de vidro presentes em embalagens de diversos tipos de alimentos e que muitas vezes são descartados no lixo comum.

Por serem transparentes, estes frascos permitem que você identifique visualmente qual é o seu conteúdo com facilidade, o que ajuda bastante nas tarefas do dia-a-dia.

Uma maneira legal de dar um toque nos frascos de vidro é aplicar etiquetas com a identificação de cada conteúdo, porém, fica difícil reutilizá-lo futuramente para outros produtos. Para este problema, o CicloVivo separou uma solução bacana, publicada no site The Instructables. Trata-se de uma etiqueta, pintada com tinta para lousa, assim você pode marcar com giz escolar os nomes dos produtos.

- Publicidade -

Além de serem muito práticos e fáceis de fazer, os frascos dão um charme especial à sua cozinha, banheiro ou bancada de trabalho. Você também pode escrever coisas engraçadas e até mesmo utilizar esta técnica em algum vaso de vidro antigo.

Materiais:

Frasco de vidro limpo; tinta para lousa ou quadro negro (esmalte sintético fosco na cor de preferência); pincel (de preferência de espuma); fita crepe; lâmina.

- Publicidade -

Método:

Use a fita crepe para demarcar a área que você deseja pintar, que podem ser retângulos ou qualquer outra forma. Você também pode fazer um padrão circular ou abstrato.

Mergulhe o pincel na tinta e aplique uma camada fina na região escolhida, de preferência no sentido horizontal. Apesar da tinta não ser específica para vidro, os testes provaram que a pintura aderiu bem aos frascos. Deixe secar por cerca de 30 minutos e remova a fita adesiva enquanto a tinta ainda estiver ligeiramente “pegajosa”.

Usando uma lâmina de borda reta, raspe delicadamente todos os lugares onde a tinta borrou, dando assim o acabamento. Lembre-se de ter cuidado ao usar a lâmina. As crianças devem pedir para um adulto fazer esta parte.

Deixe a pintura terminar de secar por mais de uma hora. O tempo de secagem varia bastante de acordo com as camadas de tinta e temperatura ambiente.

Feito isso, basta encher os frascos como quiser e marcar o conteúdo do frasco com giz escolar.

Clique aqui para ver outras dicas do que pode ser feito com frascos de vidro.

Redação CicloVivo