- Publicidade -

Aprenda a fazer uma jardineira com garrafas PET

Há várias maneiras de reutilizar garrafas PET. A dica de hoje para ter uma vida mais sustentável é fazer uma jardineira que pode servir para fazer uma mini horta. A ideia é interessante para quem tem pouco espaço em casa.

O CicloVivo já ensinou diversas maneiras de como reutilizar garrafas PET (veja aqui). Uma delas é fazer uma jardineira, simples e que pode ser feita em poucos minutos, e que pode servir como uma pequena horta. A jardineira é ideal para quem tem pouco espaço em casa.

- Publicidade -

Além de você reutilizar uma garrafa de plástico que seria descartada, não gastar dinheiro e reduzir recursos naturais para a produção de um novo produto, você ainda contribui com a saúde da sua família, que pode consumir itens orgânicos de seu próprio cultivo.

Materiais

Duas garrafas PET de no mínimo 2 Litros;
Estilete; Tesoura com ponta fina;
Caneta para CD e
Grampeador, Arame ou Fio de Nylon grosso (neste exemplo será usado o grampeador)

Método

- Publicidade -

O primeiro passo é cortar as pontas das garrafas, como mostra a imagem na galeria ao lado, e encaixar uma garrafa dentro da outra. Assim, será formado um só recipiente inteiro e fechado.

Para facilitar na hora do corte utilize a caneta (para cd) para desenhar a abertura, o molde de onde exatamente pretender cortar.

Como as partes estão apenas encaixadas você pode também cortá-las separadamente, fica bem mais fácil. Depois encaixe novamente as partes. Verifique se está bem encaixado e reto, e depois grampeie ou fure a embalagem, caso opte por utilizar o arame ou o fio de nylon.

- Publicidade -

As pontas das duas garrafas, cortadas no início, serão os pés da jardineira. Então, pegue a ponta, posicione no fundo e marque um círculo com a caneta para depois cortar.

Insira a ponta da garrafa no local do furo, para que o local seja coberto. A tampa da garrafa deve ser usada como apoio para mantê-la em pé. Coloque pedras no fundo, para dar maior sustentação e firmeza, coloque dois ou três pés.

Usando a criatividade é possível personalizar a jardineira com diversas pinturas e, com ela pronta, basta só plantar as mudinhas. As informações são da Revista Artesanato.

Redação CicloVivo