Inicio Faça você mesmo Aprenda a fazer uma armadilha caseira para mosca da fruta

Faça você mesmo

Aprenda a fazer uma armadilha caseira para mosca da fruta

Na agricultura orgânica, devemos descartar toda e qualquer interferência realizada com produtos sintéticos.

1 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 08 : 36
Aprenda a fazer uma armadilha caseira para mosca da fruta

Com essa armadilha as moscas serão atraídas e acabarão presas no interior das garrafas. | Foto: Divulgação / Youtube

3.70K
0

Na agricultura orgânica, devemos descartar toda e qualquer interferência realizada com produtos sintéticos, por isso o produtor urbano ou rural, deve conhecer outros métodos eficientes para combate de pragas que não sejam químicos, tais como o controle biológico de pragas, inseticidas naturais, caldas e armadilhas. De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, um método extremamente eficiente é o uso de armadilhas para mosca da fruta ao redor da plantação orgânica.

Como Fazer Armadilha para Mosca da Fruta

A armadilha do Tipo MacPhail pode ser feita em qualquer lugar e possui um baixo custo de produção. O processo de construção da armadilha para mosca da fruta pode ser resumido nos seguintes passos:

  1. Separe uma garrafa de refrigerante de 2L, realize três furos com aproximadamente 2cm de diâmetro na altura central da garrafa;
  2. Coloque 1 parte de água para cada 3 partes de suco da fruta ali cultivada, essa proporção deve ocupar ¼ do espaço disponível na garrafa (500ml);
  3. Pendure as garrafas com a solução em uma altura entre 1,5m e 2m na borda dos pomares e próximo às matas;
  4. Troque o conteúdo das garrafas a cada 7 dias.

Assista esse vídeo que ensino como fazer a armadilha para mosca da fruta:

Como Funciona a Armadilha

Com essa armadilha as moscas serão atraídas para o suco concentrado da fruta e acabarão presas no interior das garrafas, pois o orifício criado é pequeno o suficiente para que a mosca da fruta não consiga sair, confiando-a no recipiente. É importante realizar a contagem das moscas a cada 15 dias, para ter o controle acerca da saúde de sua plantação. A armadilha para mosca da fruta necessita de um investimento baixíssimo e é uma opção interessante para reutilizar recursos da propriedade.

A Mosca da Fruta e os Danos Causados na Fruticultura

A proliferação de pragas e doenças é algo que naturalmente é intrínseco à agricultura como um todo. Por se tratar de um ecossistema, a presença de insetos faz parte do processo de desenvolvimento das plantas, no entanto, enquanto algumas espécies são benéficas para o agricultor, podendo ser utilizadas no controle biológico de pragas, outras espécies podem prejudicar as plantas e seus respectivos frutos.

Dificuldade no Controle: A mosca da fruta é um dos insetos que possui maior valor prejudicial às plantações, uma vez que sua presença é dada através de inúmeras espécies, dificultando seu controle.

Diversidade de Espécies: A diversidade de espécies faz com que a mosca da fruta seja encontrada em diversas regiões do globo, e ao mesmo tempo, em alguns países seja considerada uma praga quarentenária, ou seja, por permanecer viva dentro do fruto, impossibilita a exportação de produtos in natura, pois sua aparição mesmo que breve pode causar grandes danos à agricultura orgânica local.

Perda na Produtividade: Entre os danos causados pela mosca da fruta, o principal é a perda de cerca de 50% da produção por árvore, pois tanto o filhote se desenvolve no interior dos frutos, apodrecendo sua polpa e causando a queda dos frutos ainda verdes.

Lesões nas Plantas: Como a mosca fêmea causa lesões nas plantas para realizar a oviposição, situação essa que também funciona como uma porta de entrada para novas bactérias.

Use a Armadilha da Mosca da Fruta em sua Produção

Na agricultura orgânica é preciso buscar formas limpas de cuidar da agricultura, a armadilha para mosca da fruta é um ótimo exemplo sobre como algumas manobras simples podem ser tão eficazes quando o uso de agrotóxicos na plantação.

Além disso, é imprescindível conhecer e aplicar outras técnicas de prevenção e não somente de controle de pragas. Leia mais sobre o controle e prevenção de pragas aqui.

THIAGO_TADEU_CAMPO_AUTOR_CICLOVIVO

(3698)

logo
Fechar
Abrir
logo