- Publicidade -

Um puff não precisa ser necessariamente novo para que seja confortável e bonito. Ele que pode ser feito de maneira artesanal, reutilizando tecidos que você tenha em casa. Além de útil, ele também pode servir como artefato de decoração.

- Publicidade -

Qualquer pessoa gosta de renovar sua casa comprando novos móveis, porém essa necessidade constante de redecorar o ambiente leva muitos objetos úteis a serem facilmente descartados. A ideia deste puff é justamente reaproveitar materiais usados, para fazer um móvel novo.

Para fazê-lo são necessários os seguintes materiais:

– 3 metros de estofo

– 3 metros de tecido estampado (lona ou couro sintético)

- Publicidade -

– Bolinhas de isopor ou similar para o preenchimento

– Molde

– Máquina de costura

- Publicidade -

– Tesoura

– Agulhas

– Linha

– Alfinetes

– Zíper

Como fazer: 

O molde, conforme mostrado na galeria de fotos, pode ser impresso no tamanho de três folhas A4 ou se preferir é possível copiá-lo em uma cartolina, atentando às medidas indicadas no modelo. Tendo este modelo pronto, dobre um dos tecidos pela metade e coloque o molde sobre ele. Corte o tecido de acordo com o formato do modelo. Para ajudar neste processo utilize os alfinetes para segurar. Ao cortar o tecido tenha o cuidado de deixar pelo menos um centímetro adicional nos lados, para que possa fazer a costura posteriormente.

Ao total serão cortadas seis peças, tanto no estofo como no tecido estampado. O mesmo processo deve ser feito com todas as peças. A escolha dos tecidos, cores e estampas é livre, depende do gosto de cada um. Entretanto, é importante pensar em como fazer um puff que seja harmonioso com o ambiente onde será colocado. Portanto, depois de cortar todas as peças de acordo com o molde verifique se a combinação lhe agrada e só depois alinhave umas às outras.

Com ajuda da máquina, costure as seis peças juntas do lado direito. Repita o processo no outro tecido. Lembre-se de deixar uma abertura em um dos lados para colocar o zíper. Preencha o saco com o isopor e feche-o. Tendo este zíper, toda vez que quiser lavar o puff  bastará esvaziá-lo.

Após todo este processo, o resultado será um saco em formato de pentágono. Há duas maneiras de fechá-lo. A primeira é fechar o puff com um círculo no meio. Na mesma imagem em que aparece o molde do início, há um molde do círculo. Então, basta recortar o molde e costurá-los junto no extremo do pentágono e coloque a ponta, deste pentágono, dentro do puff, deixando assim o círculo do lado externo, como mostra a imagem. O outro jeito, mais fácil, de fechar o puff é fechando todas as pontas e inserindo o pedaço que sobrar.

O resultado será um puff personalizado, que além de servir como assento, também é uma ótima peça de decoração que alegra todos os ambientes. Com informações de O Artesanato.

Redação CicloVivo