Inicio Culinária Aprenda a fazer queijo de amêndoas vegano

Culinária

Aprenda a fazer queijo de amêndoas vegano

A receita é de Monica Hering, do blog Cozinhando como antigamente.

10 de julho de 2017 • Atualizado às 10 : 18

O queijo vegetal também pode ser feito com castanha de caju. | Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Aprenda a fazer queijo de amêndoas vegano
6.16K
0

Um dos ítens que mais senti falta depois que deixei de consumir derivados do leite de vaca, foram os queijos brancos. Sempre tive um apego muito grande ao pão de grão com uma fatia de queijo branco no meu café da manhã.

Durante muitos meses, tentei outras opções para o café da manhã como tapiocas com todos os tipos de recheio, aveia hidratada em leite vegetal (a famosa aveia “overnight”), pão com geleia… Mas o pão com queijo branco era uma lembrança bem saudosa.

Comecei então a testar receitas de queijos vegetais. A verdade é que os primeiros testes não foram tão bem sucedidos… Por um lado, temos um determinado sabor na memória gustativa (a do queijo branco de sempre!) e por outro, existem receitas que acabam resultando em queijos moles, sem sabor ou ainda, com a textura muito firme. O lado bom é saber que quem persiste nos testes, acaba encontrando uma receita pra chamar de sua!

Essa receita também pode ser feita com a castanha de caju. O mais importante é o demolho, que além de deixar as amêndoas ou castanhas macias, elimina parte dos fitatos, que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Ingredientes

1/2 xícara de amêndoas sem pele (ou castanha de caju)

1 1/2 xícaras de água filtrada

1/2 colher (sopa) de suco de limão

1 dente de alho picado

1 colher (chá) de levedura nutricional (opcional)

Sal e pimenta do reino, a gosto

1 colher (chá) de agar-agar

Modo de fazer

Colocar as amêndoas (ou castanhas) de molho por 4 a 8 horas. Escorrer. Bater no processador as amêndoas com metade da água, o suco de limão, a levedura nutricional. Temperar com sal e pimenta. Reserve.

Aqueça a outra parte da água com o agar-agar até ferver. Cozinhe por uns 4-5 minutos, mexendo bem, para ativar o agar-agar.

Junte o agar-agar ao restante dos ingredientes no processador e bata até incorporar.

Transfira para um pote com a boca larga, para desenformar depois de frio. Escolha um pote no formato em que quer o queijo. Espere esfriar em temperatura ambiente. Leve à geladeira até endurecer. Desenforme.

DESCRICAO_MONICA_HERING

(6157)

logo
Fechar
Abrir
logo