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Aprenda a fazer fritada de abobrinha e milho verde

Esta fritada necessita de poucos ingredientes e garante um toque especial à refeição.

13 de novembro de 2016 • Atualizado às 22 : 08
Aprenda a fazer fritada de abobrinha e milho verde

Esta fritada pode ser um excelente acompanhamento para uma refeição sem carne. | Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

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Vocês não imaginam como esta fritada de abobrinha e milho verde ficou deliciosa. As rodelas de abobrinha bem fininhas quase desmancharam de tão macias, e os grãos de milho por sua vez, deram uma textura bem crocante ao prato. Cobrir com queijo ralado foi o que arrematou com chave de ouro, deixando a fritada bem dourada.

Quando escolhi testar esta receita, duvidei um pouco que ficasse tão linda e firme quanto ficou. Tive receio de que juntasse muita água da abobrinha no fundo da forma, então coloquei as fatias de abobrinha em um escorredor de macarrão e polvilhei com sal. Deixei por alguns minutos e depois apertei bem para drenar o excesso de água. E deu certo! A fritada não ficou encharcada no fundo. Para fazer as fatias de abobrinha bem fininhas, usei o mandolim. Se você não tiver um na sua cozinha, use o descascador de legumes, também vai dar certo.

Usar o milho verde fresco é totalmente diferente do milho em latinha… Tá certo que nem sempre dá para ter o fresco, até mesmo porque nem sempre é época de milho. No entanto, com o milho fresco a receita ficou bem mais crocante. E para quem tem um pouco de dificuldade na hora de debulhar suas espigas, dê uma olhadinha na receita de Bolo de milho verde e fubá, onde coloquei uma animação que mostra como fazer.

Você pode usar as ervas frescas ou secas para temperar. Mas se me perguntar, vou dizer que prefiro (sem dúvida) as frescas. Deixam o prato muito mais perfumado! Para montar sua fritada, forre a forma com papel manteiga. Além de não grudar, é muito mais fácil desenformar. É só puxar pelas extremidades do papel e transferir para o prato. Espere alguns minutos depois de tirar do forno. A fritada vai ficar mais firme!

Receita um pouquinho modificada do blog “Pinch of yum”.

Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Ingredientes

– 4 colheres (sopa) de manteiga

– 1/2 cebola, cortada em tiras

– 2 espigas de milho verde debulhadas (ou 1 lata)

– 2 abobrinhas (grandes) fatiadas bem fininho (em torno de 4 xícaras)

– 1 colher (sopa) de manjericão (seco ou fresco)

– 1 colher (chá) de orégano (seco ou fresco)

– 1/2 colher (chá) de sal

– 3/4 xícara de queijo gruyère ou muçarela ralada + para polvilhar

– 4 ovos, batidos

– Salsa fresca para polvilhar

Modo de fazer

  1. Preaqueça o forno (180°C).
  2. Polvilhe as fatias de abobrinha com sal e coloque em um escorredor de macarrão.
  3. Espere uns 15 minutos e aperte bem para retirar o excesso de água.
  4. Derreta a manteiga em uma frigideira funda, em fogo médio.
  5. Junte as tiras de cebola e refogue até ficarem translúcidas.
  6. Acrescente as abobrinhas e misture.
  7. Coloque o milho e refogue até que os legumes fiquem macios (5 a 10 minutos).
  8. Retire do fogo espere esfriar alguns minutos.
  9. Junte o manjericão, orégano, sal, queijo ralado e os ovos batidos.
  10. Forre uma forma redonda (usei uma com 23cm) com papel manteiga, ou unte bem.
  11. Coloque tudo na forma e arrume aparte superior com as fatias de abobrinha.
  12. Polvilhe um pouco de queijo e cubra com papel alumínio.
  13. Leve ao forno por 20 minutos.
  14. Retire o papel alumínio e asse por mais uns 5 a 10 minutos para dourar.
  15. Espere 10 minutos antes de desenformar e cortar.
  16. Polvilhe com salsa fresca picada no momento de servir. DESCRICAO_MONICA_HERING

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