- Publicidade -

Aprenda a fazer 3 brinquedos com materiais reaproveitados

Para agradar as crianças, vale transformar sucata em objetos divertidos, conheça algumas opções.

Os brinquedos sempre fizeram parte da infância, mesmo quando os pais não tinham condições financeiras de comprá-los. Além disso, não se tinha tanta oferta de objetos como se tem hoje – por isso, o que fazia sucesso eram os brinquedos construídos com o reaproveitamento de materiais.

- Publicidade -

Para agradar as crianças, vale transformar sucata em objetos divertidos, veja abaixo algumas opções.

Pé de lata

Materiais necessários:

– 2 latas de mesmo tamanho (achocolatado ou leite em pó, por exemplo)

- Publicidade -

– 2 cordas de 1,2 m (pode ser um pedaço de varal de roupas)

Como fazer:

Faça dois furos no fundo de uma lata, cada um em uma extremidade. Em seguida, passe uma corda pelos furos e una as pontas com um nó bem forte dentro da lata. Coloque a tampa. Repita o procedimento com a outra lata. Ainda é possível decorar o pé de lata pintando, colando retalhos de plástico, tecidos ou papel. O desafio da brincadeira é se equilibrar em cima das latas segurando nas cordas.

- Publicidade -

Bambolê

Materiais necessários:

– 1,5 m de mangueira de gás ou outro tipo de mangueira rígida

– Fita crepe

– Arroz, pedrinhas, guizos ou sementes

Como fazer:

Uma as pontas da mangueira fazendo um aro. Para que o bambolê faça barulho ao ser movimentado, coloque arroz (ou outro material listado acima) dentro da mangueira. Feche o aro utilizando a fita crepe e está pronto para ser usado. A brincadeira é simples, mas divertida: coloque o bambolê na cintura e rode o máximo de tempo. Quando deixá-lo cair, perde a vez.

Atenção: Para crianças menores, o recomendado é 60 cm de mangueira.

Pipa feita com jornal

Materiais necessários:

– Quadrado de folha de jornal com lados de 32 cm

– Linha

– Palito

Como fazer:

Comece dobrando a folha de jornal ao meio para marcar o papel. Forme um triângulo e, em seguida, abra toda a folha deixando a marca em posição vertical. Em seguida, vire para trás a ponta de cima.

Usando um palito, faça um furo em cada uma das outras pontas. Depois, passe uma linha, de cerca de 30 centímetros, nos furos das pontas direita e esquerda.

Para fazer a rabiola, corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Finalize colocando a linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.

Soltar pipas é uma prática que ainda encanta a muitas crianças, mas é preciso ter o cuidado de não brincar em locais perigosos, como lajes, e não utilizar cerol.

Os anos passam e algumas brincadeiras continuam a fazer sucesso. Além de proporcionar diversão, elas mantêm vivas histórias e tradições de um povo.


Keen Kiser/Flickr

Redação CicloVivo