- Publicidade -

Aprenda a economizar a bateria dos aparelhos eletrônicos

Computadores, notebooks, ultrabooks, smartphones e tablets – os gadgets conquistaram várias pessoas ao redor do mundo. Se você não consegue ficar desconectado, saiba que existem maneiras simples de economizar a bateria dos seus eletrônicos.

Computadores, notebooks, ultrabooks, smartphones e tablets – os gadgets conquistaram várias pessoas ao redor do mundo. Se você não consegue ficar desconectado, saiba que existem maneiras simples de economizar a bateria dos seus aparelhos eletrônicos.

- Publicidade -

Seja sustentável com seu smartphone

É possível prolongar a autonomia dos seus gadgets adotando boas práticas: se a bateria está com pouca carga, use apenas os recursos necessários, se possível, desligando o Bluetooth, as conexões sem fio e o GPS do aparelho. É importante também desligar as atualizações automáticas e diminuir a intensidade do brilho da tela.

Baixe aplicativos de economia de energia

Outra boa dica é baixar aplicativos que ajudem a economizar a energia utilizada pelo gadget. Geralmente, os smartphones realizam várias funções ao mesmo tempo, sobrecarregando sua bateria. Os apps de economia de energia alternam os recursos de conexão e de busca, que consomem boa parte da carga da bateria.  Vale testar o Battery Doctor (para iOS) ou o 2x Battery-Battery Saver (para Android). 

- Publicidade -

Arrisque nas energias alternativas

Aposte nos novos carregadores: por serem recentes, muitas pessoas duvidam da eficácia dessas tecnologias, no entanto, é melhor testá-las como alternativa à eletricidade que vem da tomada. Um dos destaques é o xeMini, lançado pela Revolve. Trata-se de um carregador híbrido, capaz de utilizar não só a energia da tomada, mas também a energia do sol. O sistema, que também carrega a bateria por meio de conexão USB, custa cerca de 60 dólares.  Já o nPowerPEG é um gerador cinético, que produz eletricidade a partir dos movimentos do seu corpo, porém são necessários 26 minutos de caminhada para obter a energia utilizada em uma ligação de um minuto.

Aposte na simplicidade

- Publicidade -

Se você tem um celular velho, não jogue-o no lixo e lembre-se de carregá-lo sempre que possível. Por executarem menos funções, as baterias desses aparelhos costumam durar mais tempo, e, por isso, ele pode ser útil caso seu smartphone fique totalmente descarregado. 

Se você tem um tablet com acesso 3G e um notebook, prefira sempre a primeira opção para conectar-se à internet. Isso porque, embora a maioria das pessoas se conecte à rede utilizando um notebook com acesso 3G ou com o modem da operadora, o tablet tem uma estrutura mais simples – e não depende de outros gadgets para estabelecer a conexão.

Compre um nobreak

Se você não conseguiu se adaptar a nenhuma destas estratégias, a última saída é comprar um nobreak. Vendido em lojas de informática, o aparelho é indicado para interrupções no fornecimento de eletricidade. O nobreak permite que o seu computador ou notebook funcione por algum tempo mesmo quando não houver energia, além de protegê-los de oscilações de energia elétrica. Com informações do TechTudo.

Redação CicloVivo