Inicio Faça você mesmo Aprenda a dar vida nova aos chinelos velhos

Faça você mesmo

Aprenda a dar vida nova aos chinelos velhos

O calçado mais popular do Brasil pode ser reaproveitado sem perder a sua utilidade. Em vez de jogá-los no lixo, customizar os chinelos com materiais de baixo custo pode ser um ótimo negócio sustentável – e as estampas personalizadas podem até mesmo s

4 de fevereiro de 2013 • Atualizado às 16 : 38

Aprenda a dar vida nova aos chinelos velhos
5.75K
0

O calçado mais popular do Brasil pode ser reaproveitado sem perder a sua utilidade. Em vez de jogá-los no lixo, customizar os chinelos com materiais de baixo custo pode ser um ótimo negócio sustentável – e as estampas personalizadas podem até mesmo se tornar fonte de renda.

Você vai precisar de:

– Um par de chinelos

– Guardanapo decorativo (para decupagem)

– Cola para tecido

– Cola adesivo ou cola glitter

– Pincel

– Tesoura

– Alicate de bico

Passo a passo:

1. Escolha um par de chinelos velhos e retire as tiras, com ajuda de um alicate de bico.

2. Estenda o guardanapo sobre os chinelos, selecionando as estampas que você deseja aplicar nas áreas. Como vai sobrar guardanapo, desenhe, com um lápis, o espaço ocupado por cada chinelo.

3. Com cuidado, corte a área selecionada do guardanapo, sempre deixando sobrar um pouco de papel. Assim, quando você medir a estampa nos chinelos, toda a área será coberta, e o excesso poderá ser excluído.

4. Retire as camadas do guardanapo para decupagem e estenda apenas as partes transparentes sobre as sandálias. Encaixe bem o papel sobre os chinelos e coloque um peso na extremidade do calcanhar, para o guardanapo não se desprender. Passe um pouco de cola para tecido nos chinelos e a espalhe com um pincel.

5. Cuidadosamente, estenda o guardanapo em cima das sandálias. Preste bastante atenção para evitar que o papel dobre ou fique enrugado.  Depois da colagem, passe mais cola para tecido em cima, a fim de fixar e dar brilho à estampa, além de colar as partes excedentes.

6. Para finalizar a sua criação, espere o par de chinelos secar por seis horas e aplique cola adesivo ou a cola glitter, que vai potencializar a secagem e evitar que os chinelos grudem nos pés e no chão. Depois disso, deixe-os secando por 72h.

7. Assim que o par de chinelos estiver seco, utilize um alicate de bico para recolocar as tiras. Óleo de cozinha pode ser aplicado no alicate, a fim de diminuir o esforço na hora de encaixá-las. Feito isso, o seu par de chinelos terá ganhado nova vida. Com informações do Artesanato Brasil.

(5748)

logo
Fechar
Abrir
logo