Inicio Meio Ambiente Aplicativo monitora cidades e mostra quais locais precisam de mais árvores

Meio Ambiente

Aplicativo monitora cidades e mostra quais locais precisam de mais árvores

O aplicativo usa os serviços de monitoramento urbano para especificar quais bairros e ruas mais necessitam de árvores.

13 de agosto de 2015 • Atualizado às 16 : 44
Aplicativo monitora cidades e mostra quais locais precisam de mais árvores

O mapa é um exemplo a ser multiplicado em todo o mundo. | Foto: iStock by Getty Images

7.53K
0

Seria muito bom saber exatamente quais locais na cidade precisam de mais árvores. Foi a partir deste pensamento que os pesquisadores da Universidade de Portland, nos EUA, desenvolveram o Trees and Health App. O aplicativo usa os serviços de monitoramento urbano para especificar quais bairros e ruas mais necessitam de árvores.

O programa tem como intuito melhorar a qualidade de vida e ambiental das cidades através da inclusão de áreas verdes. Infelizmente a ferramenta está disponível apenas para 13 cidades, por enquanto, todas elas nos Estados Unidos.

O mapa é um exemplo a ser multiplicado em todo o mundo. Através de sensores espalhados pelos espaços urbanos, é possível mensurar a qualidade do ar, a densidade populacional, o perfil dos habitantes locais e a temperatura.

O sistema indica os locais que mais precisam de novos projetos de plantio são aqueles que sofrem com as ilhas de calor e as periferias, onde grande parte da população vive com menos estrutura, dinheiro e têm menos acesso aos sistemas de saúde.

Em entrevista ao site FastCoExist, Vivek Shandas, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, explicou como a ferramenta funciona: “Nós criamos um plataforma on-line que nos diz quais são as áreas mais poluídas, mais quentes e mais vulneráveis em cada uma das cidades. Assim, os municípios podem avaliar quais locais precisam mais de novas árvores”.

Redação CicloVivo

(7530)

logo
Fechar
Abrir
logo