- Publicidade -

Aplicativo gratuito denuncia problemas da cidade com ajuda de usuários

O projeto foi lançado em agosto de 2013, e, desde então, já foram apontados 890 problemas.

Alunos e ex-alunos da USP (Universidade de São Paulo) e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) desenvolveram uma plataforma colaborativa que permite aos usuários registrarem informações sobre questões urbanas. De maneira prática, o objetivo é levar os problemas das cidades às prefeituras.

- Publicidade -

Trânsito, ruas esburacadas, falhas em saúde e educação, falta de poda e manutenção, buracos nas calçadas, entulho, problemas em obras e no transporte público são alguns dos pontos que podem ser denunciados. O projeto foi lançado em agosto de 2013, e, desde então, já foram apontados 890 problemas.

Cabe aos usuários acompanhar o “protestômetro” e compartilhar as denúncias nas redes sociais, a fim de ganhar mais apoio e chamar a atenção da prefeitura. A ideia é fortalecer a cobrança às autoridades para que a pressão seja maior.

Gilson Joanelo é um dos usuários que baixou e aprovou o aplicativo. “Esse app vai ‘bombar’, mas vai faltar espaço para mapear tanto problema”. Já Deilson de Oliveira, outro usuário que instalou a ferramenta, avalia que este é um instrumento para o exercício da cidadania. “Boa interface e bem ágil. Torço para que seja amplamente usado para melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades. Parabéns aos desenvolvedores”, comentou o usuário.

- Publicidade -

É possível utilizar a ferramenta através do site Cidadera, ou baixar o aplicativo gratuitamente, que está disponível para download para Android e iOS. Para enviar sugestões mande para [email protected].

 

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

- Publicidade -