Inicio Cidadania Aplicativo conecta cães abandonados a pessoas que querem adotar

Cidadania

Aplicativo conecta cães abandonados a pessoas que querem adotar

O “Adote Pets” é um aplicativo gratuito que pode ser utilizado tanto por quem quer oferecer um animal para a adoção, como por quem busca um bichinho para chamar de seu.

23 de setembro de 2014 • Atualizado às 13 : 38

Aplicativo conecta cães abandonados a pessoas que querem adotar
12.71K
0

O “Adote Pets” é um aplicativo gratuito que pode ser utilizado tanto por quem quer oferecer um animal para a adoção, como por quem busca um bichinho para chamar de seu. Desenvolvida pela startup mineira Aces Labs, a plataforma pode ser acessada pelo aplicativo para celular, nas versões Android e iOS.

Para utilizá-lo, basta apenas registrar e-mail ou entrar com o perfil das redes sociais. Assim que registrar, o usuário receberá um e-mail para validar a conta e logo depois receberá o token (senha de acesso) para cadastrar algum pet. Atualmente já existem mais de 900 animais cadastrados, principalmente cães e gatos, mas também há animais mais exóticos como coelhos e pássaros. A iniciativa encontrou adeptos em 76 cidades, localizadas em 19 estados de todo o Brasil (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).

Conforme explica Davi Soares, um dos sócios da Aces Labs, o cunho social do aplicativo foi o principal motivador para a empresa apostar no seu desenvolvimento. “Sabíamos que as pessoas têm pouco acesso aos animais para adoção e decidimos tentar melhorar a forma como elas chegariam a esses milhões de animas no Brasil. A partir daí começamos a pesquisar e vimos que a situação das ONGs era ainda mais crítica e que elas realmente precisavam de ajuda, pois com poucos recursos reuniam um número enorme de pets e encontravam dificuldades em mantê-los”, destaca.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, principalmente cães e gatos. Por esse motivo, a Aces Labs possui a meta de chegar até o final do ano com mais de cinco mil animais cadastrados. “Acreditamos que seja questão de tempo para aumentarmos o nosso alcance, pois a plataforma e simples e útil, então tem todo o potencial de se tornar o principal canal para a adoção de animais no país”, ressalta Soares.

Para alcançar o objetivo, a estratégia inicial e focar na aproximação com as ONGs, pois elas muitas vezes recebem mais animais do que tem condição de cuidar. O sócio lembra que geralmente as instituições que encontram pets na rua cuidam dos animais alimentando, dando banho, castrando e dando remédios e vacinas, quando necessário. “Algumas delas chegam a ter ao mesmo tempo mais de 40 animais. O que queremos é que quem encontre um animal na rua ou tenha um animal para doação, possa rapidamente encontrar um dono para ele”.

Qualquer pessoa que abrace a causa animal pode usar a plataforma. Os interessados em ajudar podem compartilhar as informações sobre os pets disponibilizados para adoção nas redes sociais e utilizar os seus contatos para facilitar o acesso a quem pode estar querendo adotar um animal que ficou sem lar.

(12712)

logo
Fechar
Abrir
logo