- Publicidade -

Apartamentos estudantis em Paris se assemelham a caixas empilhadas

O escritório arquitetônico OFIS projetou um prédio sustentável para estudantes de Paris. O edifício possui 11 andares e foi pensado de forma eficiente energeticamente e de maneira a propiciar um ambiente saudável, que eleve o aprendizado.

O escritório arquitetônico OFIS, com sede na França, projetou um prédio sustentável para estudantes de Paris. O edifício possui 11 andares e foi pensado de forma eficiente energeticamente e de maneira a propiciar um ambiente saudável, que eleve o aprendizado.

- Publicidade -

O prédio está localizado entre um campo de futebol e a linha ferroviária. Ele ainda oferece vista para o centro de Paris e para a Torre Eiffel. O terreno utilizado é estreito, mas foi aproveitado da melhor maneira possível, com o intuito de proporcionar espaços agradáveis também para que os estudantes possam desfrutar do convívio em comunidade.

O projeto faz parte de um grande desenvolvimento urbano desenhado para um dos bairros de Paris. Os apartamentos se assemelham a grandes cestos ou caixas empilhados, por isso o nome Basket Apartments. A fachada leste é feita em madeira, com varandas privadas. Os corredores de circulação estão na fachada oeste e oferecem acesso a todos os apartamentos.

Os espaços comuns compartilhados estão localizados nas áreas inferiores. No piso térreo está um pequeno jardim, que separa os dois lados do complexo, que estão interligados por uma ponte. Os apartamentos foram projetados para criar ambientes internos saudáveis.

Todas as moradias individuais recebem muita luz natural e ventilação natural cruzada. A fachada de alto desempenho, com 20 cm de isolamento, funciona em conjunto com outros sistemas eficientes, para garantir que o edifício utilize pouquíssima energia. Além disso, o prédio é equipado com placas fotovoltaicas e com sistemas de captação da água da chuva, que é usada posteriormente para a irrigação dos espaços verdes.

- Publicidade -

Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo

- Publicidade -