- Publicidade -

Aparelho reaproveita calor do chuveiro e gera economia

O chuveiro elétrico muitas vezes é apontado como o vilão dos consumidores de energia. Porém, o tecnólogo José Geraldo de Magalhães, descobriu uma maneira de reaproveitar o calor da água do chuveiro, gerando economia de até 50% de energia.

O chuveiro elétrico, utilizado por mais de 110 milhões de brasileiros, muitas vezes é apontado como o vilão dos consumidores de energia. Porém, a empresa REWATT, com o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais(CEMIG) descobriu uma maneira de reaproveitar o calor da água do chuveiro, gerando economia de até 50% de energia.

- Publicidade -

A idéia surgiu quando o tecnólogo José Geraldo de Magalhães foi tomar banho, observou a água quente se esvaindo pelo ralo, e pensou em algum sistema que pudesse reaproveitar esse calor.

Como funciona

O aparelho é simples e funcional: uma plataforma de alumínio, instalada no chão do box aproveita o calor da água quente do chuveiro e a mistura com a água fria, vinda direto da caixa. Em seguida uma mangueira leva a água pré-aquecida até o chuveiro, que terá menos trabalho para esquentá-la.

Vale ressaltar que o contato da água quente com a água fria se dá de maneira indireta, não misturando a água suja com a limpa.

- Publicidade -

O aparelho é feito de plástico e alumínio e não utiliza nenhum dispositivo eletroeletrônico, evitando possíveis choques ou até mesmo quedas de tensão. Além disso, ele funciona como um tapete antiderrapante e tem fácil instalação.

Economia

Como o chuveiro é um dos principais responsáveis pelos gastos de energia de uma residência, a economia gerada pelo REWATT nas contas de energia no final do mês chega a ser de 20 a 30%.

- Publicidade -

A economia não é apenas de energia elétrica, se comparada aos sistemas de aquecimento a solar e aquecimento a gás, o REWATT também economiza mais água. Enquanto o sistema de aquecimento a gás necessita de uma vazão de 7 litros por minuto, e o aquecimento a solar de 10 a 12 litros, o REWATT funciona com uma vazão de apenas 3 litros por minuto.

A CEMIG, desde 2007, já doou 7.000 kits REWATT para comunidades carentes através do projeto CONVIVER.  Esta redução torna o valor da fatura compatível com a capacidade econômica dos beneficiários, gerando resultados a todos: consumidor, distribuidora de energia, indústria e meio ambiente.

Assista o vídeo institucional da empresa:

[VIDEO:rewatt_recuperador_de_calor_de_chuveiro_eletrico]

Para saber mais sobre o produto acesse o site da empresa.

Redação CicloVivo