- Publicidade -

Antiga torre de água é transformada em “Casa nas Nuvens”

O projeto comprova que a arquitetura oferece diversas soluções criativas para qualquer tipo de espaço, por mais estranho que isso possa parecer.

A Casa nas Nuvens é mais um bom exemplo de como estruturas podem ser reaproveitadas para novos fins. Além disso, o projeto comprova que a arquitetura oferece diversas soluções criativas para qualquer tipo de espaço, por mais estranho que isso possa parecer.

- Publicidade -

A moradia foi construída no mesmo prédio em que funcionava uma torre de água durante a década de 1920, na comunidade de Thorpeness, Inglaterra. Desde quando foi projetada, uma das preocupações dos arquitetos era deixar a caixa d'água com uma aparência um pouco melhor do que apenas um enorme aglomerado de concreto em meio à natureza. A solução encontrada: revestir o topo com a aparência de uma casa.


Fotos: Divulgação

De início, o local abrigava uma família, mas o intuito principal era mesmo o abastecimento de água na comunidade. O prédio de 21 metros de altura tinha capacidade para 50 mil litros de água, bombeando 1.800 litros de água por hora a partir de um poço.

O tanque era instalado no topo e os andares abaixo funcionavam como alojamento. Foi somente em 1977 que a estrutura deixou de ser usada para o seu fim original e se tornou propriedade privada de um dos arquitetos que a planejou, Glencairne Stuart Ogilvie. A partir daí, os alojamentos deram lugar a quartos e a antiga “casa” se tornou uma residência de verdade.

- Publicidade -


Fotos: Divulgação

Hoje, a Casa nas Nuvens possui cinco quartos, três banheiros e uma grande sala no topo, onde antes era o tanque de armazenamento. Além de ser uma referência arquitetônica, o local também é uma opção exótica de hospedagem para quem visita a região.

Redação CicloVivo

- Publicidade -