- Publicidade -

Amazonas ganha nova Unidade de Conservação

A estação integra o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.

O estado do Amazonas ganhou mais uma unidade para ajudar a proteger seu patrimônio natural. Trata-se da Estação Ecológica (Esec) Alto Maués, localizada no município de Maués, destinada à preservação da biodiversidade local e realização de pesquisas científicas.

- Publicidade -

Segundo o ICMBio, a nova unidade de conservação possui uma área de 668.170 hectares, sendo uma das que tem o maior número de primatas brasileiros, apresentando 13 espécies – três delas endêmicas. Além disso, há 624 espécies de aves. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), o habitat da região também é adequado à sobrevivência e reprodução da onça pintada.

O decreto da criação da unidade foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 17. A estação integra o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), sendo classificada como “área prioritária”, ainda de acordo com o ICMBio.

“A criação desta Estação Ecológica era esperada e é essencial para a proteção de espécies únicas da Amazônia, como alguns primatas e aves. Além disso, é uma área de grande extensão geográfica, fato que deve se tornar um pouco mais raro na criação das próximas Unidades de Conservação”, afirma Mauro Armelin, superintendente de conservação do WWF-Brasil. “Resta agora o grande desafio de efetivamente implantar a Estação Ecológica e consolidá-la, permitindo que desempenhe o papel para a qual foi criada”, complementa.

A Estação Ecológica Alto Maués não possui ocupação humana, o que ajuda a manter a integridade da cobertura vegetal florestada.

- Publicidade -

Redação CicloVivo