- Publicidade -

Amapá alcança o menor índice de desmatamento dos últimos 10 anos

O estado foi o que menos desmatou entre os que compõe a Amazônia brasileira.

O Amapá apresentou a menor taxa de desmatamento de florestas entre os nove estados que compõem a Amazônia, em 2013. O Estado alcança esta posição pelo segundo ano consecutivo.

- Publicidade -

Foram 23 quilômetros quadrados de área desmatada, quantidade três vezes menor que a do Tocantins, o segundo colocado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e baseiam-se em imagens de satélites que compõem o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).

O índice de 2013 do Amapá apresentou queda de 15% em relação a 2012, quando o estado perdeu 27 quilômetros quadrados de área desmatada.

A taxa de 2013 foi a menor já registrada para o estado nos últimos dez anos. O estudo também aponta que desde 2011, o estado vem apresentando queda no índice de degradação.

Os números do projeto Prodes, segundo o Inpe, são usados pelo Governo Federal para a implantação de políticas públicas para a região. Os dados são apresentados de forma estimativa nos meses de dezembro, e os consolidados são divulgados no ano seguinte.

- Publicidade -

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), 73% das florestas do Amapá são preservadas através de unidades de conservação e áreas indígenas, um dos fatores que contribui para o baixo número de locais desmatados.