- Publicidade -

Alemanha anuncia investimentos na preservação da Amazônia

Já foram deliberados quatro projetos entre os dois países para 2016, com valor total de 20 milhões de euros.

Foto: Andre Deak/Flickr

A Alemanha investirá R$ 200 milhões na preservação ambiental do Brasil. Conforme anunciado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a verba será destinada ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia e ao Cadastro Ambiental Rural na Amazônia Legal.

- Publicidade -

Brasil e Alemanha têm um acordo de cooperação em prol da causa florestal, biodiversidade e clima. Segundo Izabella, o país precisa acabar com a ilegalidade associada ao desmatamento da Amazônia. Para isso, é preciso proporcionar “atividades econômicas sustentáveis, que viabilizem para o produtor rural, que planta na floresta, uma oportunidade de geração de renda e de proteção ao meio ambiente”.

O representante do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, Franzjosef Schafhausen, afirmou que a cooperação entre os países pode evoluir no futuro para o estabelecimento de um mercado de carbono. “Por isso, o Fundo Amazônia é muito importante. Sabemos que existe a possibilidade de reduzir ainda mais o desmatamento, houve grandes progressos no Brasil, mas temos que dar um passo adiante. No ano passado, foi instituído o diálogo climático, e acreditamos que é importante que o Brasil estabeleça os projetos, porque o país sabe melhor das necessidades do país”, afirmou Schafhausen. Ele adiantou que já foram deliberados quatro projetos entre os dois países para 2016, com valor total de 20 milhões de euros.

Uma das metas do Arpa, nesta fase, é financiar a manutenção de 60 milhões de hectares de unidades de conservação na Amazônia pelos próximos 25 anos. O valor total que será investido no fundo foi anunciado em maio de 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente chega a R$ 447 milhões.

Da Agência Brasil

- Publicidade -