- Publicidade -

Alckmin quer interligar represas para garantir abastecimento de SP

O custo estimado do projeto de transposição é de R$ 500 milhões para fazer um canal de 15 quilômetros.

Na última quarta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou a interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul. Pelo projeto, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz parte do sistema que abastece a grande São Paulo, e o reservatório Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Após o processo de aprovação, que deve durar pelo menos quatro meses, as obras levarão em torno de 14 meses para ficarem prontas. O custo estimado do projeto de transposição é de R$ 500 milhões para fazer um canal de 15 quilômetros, entre os municípios Iguaratá, onde está a represa Jaguari, e Nazaré Paulista, onde fica a represa Atibainha.

Segundo Alckmin, a ideia não é simplesmente retirar água da Bacia do Paraíba do Sul para abastecer o Sistema Cantareira. Será construído um sistema de bombeamento de “mão dupla”, assim, quando um dos reservatórios tiver excedente de água, o volume será enviado para a outra represa. O objetivo é “interligar os sistemas, as bacias hidrográficas e os reservatórios, buscando maior sustentabilidade e segurança hídrica”, ressaltou o governador.

Para viabilizar o projeto de interligação, o governador esteve com a presidenta Dilma Rousseff. Como se trata de um rio de jurisdição federal, que além de abastecimento também serve a uma hidrelétrica, é necessária a aprovação da Agência Nacional de Águas (Ana) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Alckmin disse ainda que apresentou a proposta aos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Alckmin descartou a possibilidade de a retirada de água do Rio Paraíba do Sul prejudicar o abastecimento no Rio de Janeiro, ou reduzir a qualidade da água. Segundo ele, a Sabesp tem se empenhado para tratar os efluentes lançados do rio. “Nós vamos terminar o ano com os 24 municípios [que ficam ao longo do Paraíba do Sul] operados pela Sabesp, com 100% de esgoto tratado”, disse.  O governador acrescentou que em caso de retirada de água, será mantida vazão mínima capaz de garantir o abastecimento dos municípios atendidos pelo Paraíba do Sul.

- Publicidade -

A interligação das bacias era um projeto previsto para ser executado em 2020, mas, segundo Alckmin, foi antecipado por causa dos efeitos das mudanças climáticas.

Daniel Mello – Agência Brasil

- Publicidade -