- Publicidade -

Agricultor instala vending machine de vegetais orgânicos na França

Além de serem produzidos no local, alimentos orgânicos podem ser comprados por preços acessíveis.

O agricultor francês Didier Renard instalou um sistema de venda automática paralelo à sua produção agrícola. Assim, em vez de comercializar refrigerantes ou salgadinhos, a máquina oferece verduras e legumes orgânicos produzidos nas estufas, que ficam bem ao lado do dispositivo de distribuição. Os clientes que passam pelo local também podem levar para casa ervas aromáticas por preços acessíveis, uma vez que não há gastos com transporte.

- Publicidade -

Além de oferecer produtos fresquinhos para os consumidores, o sistema criado por Renard dispensa as emissões de carbono geradas pelo transporte de mercadorias, reduzindo, assim, o impacto ambiental da produção agrícola. Instalado em uma pequena rua da cidade de Tours, o sistema opera 24h por dia e pratica preços compatíveis com o serviço: com cinco euros, os clientes levam para casa um conjunto com dois quilos de tomates, rabanetes, alface e pepino.

A vending machine é composta de 30 gavetas construídas com aço inoxidável e acrílico, que, além de garantir maior conservação dos alimentos, também permite que os consumidores vejam o estado dos produtos que estão levando para casa.  Fabricada na Alemanha, a máquina de venda de alimentos orgânicos não aceita cartões, mas fornece troco às pessoas que utilizam o serviço.

Em operação desde 2011, o sistema criado por Renard bate recordes de vendas a cada ano. Além do incentivo à alimentação saudável e da redução das emissões de carbono, o agricultor ainda vê outra vantagem na máquina de alimentos fresquinhos. "Por um lado, há pessoas que não gostam de perder tempo no momento da compra, mas ainda há clientes que lamentam a ausência de um relacionamento", finaliza o emprendedor.

No vídeo abaixo, é possível entender melhor o funcionamento da vending machine:

- Publicidade -

Redação CicloVivo

- Publicidade -