- Publicidade -

Moradores de SP terão medidores inteligentes de energia

Mais de R$ 70 milhões serão investidos para o novo modelo de distribuição de energia da cidade de Barueri.

- Publicidade -

O município de Barueri, localizado na Grande São Paulo, está recebendo sistema inteligente de energia, denominada Smart Grid. A iniciativa é da AES Eletropaulo e conta com o investimento de R$ 70 milhões, para beneficiar cerca os 250 mil habitantes do município.

Este projeto é o maior Smart Grid já feito no Brasil e o primeiro a ser instalado em uma cidade metropolitana. Com esta iniciativa, o Centro de Operação da AES Eletropaulo fará o monitoramento da rede de energia e executará comandos remotamente, o que agilizará o atendimento às ocorrências. Outro destaque é contribuir com a gestão do uso da energia.

O desenvolvimento do Smart Grid é feito pela AES Eletropaulo em parceria com a USP, responsável pela área de pesquisa; Sinapsis Inovação em Energia, empresa de base tecnológica especializada em redes inteligentes; e FITEC, fundação especializada em projetos de telecomunicações e energia.

Como parte do projeto Smart Grid, neste mês, a AES Eletropaulo começou a instalação de medidores eletrônicos em duas comunidades na cidade de Barueri, beneficiando, ao final, 2.100 famílias. Esses equipamentos funcionam integrados com um sistema inteligente de rede automatizada, possibilitando, por exemplo, a leitura do consumo de energia à distância. Já para contribuir com a gestão do uso de energia dentro das casas, a concessionária também está instalando um display, que permitirá a cada família visualizar o seu consumo diário.

- Publicidade -

A escolha pelos locais deve-se a um planejamento estratégico da AES Eletropaulo. Essa definição está alinhada com o objetivo da companhia em acabar com as ligações irregulares, ao mesmo tempo em que já oferece tecnologia de ponta aos consumidores.


Foto: Thaís Teisen/Redação CicloVivo

Além de regularizar a distribuição de eletricidade na cidade, as mudanças ainda trazem outros benefícios e facilidades aos clientes. “A gente faz o processo do começo ao fim”, explica o coordenador de gestão de núcleos da AES Eletropaulo, Gilberto Ascelino da Silva. São trocados postes de energia, instalados medidores eletrônicos e a concessionária ainda colabora com o emplacamento das ruas, facilitando a localização dentro das comunidades.

- Publicidade -

A assistente de maternal, Maria Ivonete dos Santos, é uma das beneficiadas pela Smart Grid instalada no Jardim Silveira, em Barueri. Em entrevista ao CicloVivo, ela explica que a novidade deve facilitar o controle do consumo e dos gastos também, já que outras duas famílias moram no mesmo terreno e utilizavam o mesmo medidor. “Antes eu tinha apenas um relógio e nós dividíamos proporcionalmente. Mas, agora eu espero que melhore pra todo mundo e que a pessoa possa saber certinho o que gastou, para ter certeza de que ninguém está sendo lesado”, declara.


Foto: Thaís Teisen/Redação CicloVivo

O perfil dos consumidores na cidade paulista é bastante diversificado, existem comércios, indústrias e residências. Todos esses locais deverão receber o sistema inteligente de distribuição de energia. “Levaremos a essa população energia segura e já nos padrões de um novo modelo de distribuição de eletricidade”, garante Sidney Simonnagio, Vice-Presidente de Operações da AES Eletropaulo.

Quando implantada, a tecnologia representa melhora significativa nas redes de distribuição e os principais beneficiados são os clientes. Ao final do projeto, não será mais necessário ligar para informar sobre falta de energia, por exemplo, pois o sistema identifica automaticamente a interrupção e, dependendo do caso, os ajustes para a retomada do funcionamento podem ser feitos remotamente.

Outra preocupação da concessionária é trabalhar a mudança do hábito de consumo na população. “Durante os seis primeiros meses a fatura da conta é feita em no máximo 150 quilowatts. Nesse período a gente faz reuniões, dá dicas de economia, fala sobre segurança e consumo inteligente. Assim, o consumidor passa a usar a energia de forma consciente”, finaliza Silva, coordenador do núcleo local.

Clique aqui e saiba mais.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo