- Publicidade -

Adidas dá 15% de desconto para quem descarta peças de vestuário em suas lojas

O projeto aceita itens como tênis esportivos, camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo.

A adidas acaba de lançar o Pegada Sustentável 2.0, programa de logística reversa criado para promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos, reduzindo os impactos ambientais. A iniciativa, que estará disponível em 41 lojas-conceito da marca até o final do mês, oferecerá 15% de desconto em compras na adidas por produto recolhido.

- Publicidade -

Iniciado em 2012, o projeto passa agora a aceitar itens que vão além dos tênis esportivos, recolhendo também camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo. A partir do descarte, os produtos são transportados até o Centro de Distribuição, aproveitando a operação de logística existente da marca – sem gerar emissões adicionais.

Dali, os produtos seguem para a I:CO, entidade especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas e parceira da adidas, responsável pelo processo de triagem. Dependendo do estado em que se encontra, o produto será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reúso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.


Foto: Divulgação/Adidas

Moda sustentável

- Publicidade -

Roupas e calçados esportivos são produtos de alta qualidade, feitos para durar. Por isso, em sua maioria, as peças descartadas ainda têm utilidade e contêm matéria-prima útil para novos produtos. Há uma série de materiais presentes na moda no dia a dia, como borracha, algodão, poliéster e nylon que podem ser reaproveitados para fins diversos. Têm crescido o número de produtos reciclados via programas de logística reversa, permitindo transformar sobras de tecidos em outros objetos que vão de bichos de pelúcia até panos de prato.

“Em sua nova fase, o programa Pegada Sustentável chega fortalecido para posicionar a adidas na área de sustentabilidade de produtos, um dos principais pilares estratégicos da empresa ao redor do mundo”, explica Gudrun Veronika Messias, gerente de Sustentabilidade da adidas para a América Latina. “Acreditamos muito na logística reversa como forma de transformar o usado em novo.  Este é o primeiro passo em direção a um ciclo fechado do produto. Agora, queremos incentivar nossos clientes a participarem desse processo, trazendo suas peças sem uso, de qualquer marca, para seguirmos com a construção desse caminho de consumo consciente”, finaliza a executiva.

O Pegada Sustentável 2.0, que contribui com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, une-se a outras iniciativas sustentáveis do Grupo adidas ao redor do mundo. Em abril deste ano, a empresa anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans, organização voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, que prevê uma série de ações, como a eliminação gradual do uso de sacolas plásticas em lojas de varejo e a integração de materiais fabricados com resíduos plásticos dos oceanos.

- Publicidade -