Inicio Meio Ambiente Ações em SP combatem feiras irregulares de animais

Meio Ambiente

Ações em SP combatem feiras irregulares de animais

Lapa e Itaquera foram as primeiras regiões que receberam a operação.

19 de janeiro de 2016 • Atualizado às 16 : 11

Intenção é coibir comércio indevido e maus-tratos. | Foto: iStock by GettyImages

Ações em SP combatem feiras irregulares de animais
39
0

No último sábado (16), a Prefeitura de São Paulo realizou duas ações para o combate das feiras irregulares de animais na cidade. A ação visa coibir o comércio indevido e os maus-tratos cometidos contra os animais.

As operações ocorreram na Avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, e na Rua Manuel Velasco, na Lapa. Nestes locais, são comercializados ilegalmente os mais variados tipos de animais, até mesmo roubados e debilitados.

Atraídos por preços mais vantajosos, os frequentadores dos locais acabam sendo enganados pelos vendedores, que comercializam animais submetidos a maus-tratos, confinados em locais inadequados, expostos ao tempo e sem alimentação, colocando em risco a saúde dos bichos e fazendo com que os gastos com sua saúde sejam mais elevados.

Em São Paulo a venda de animais em locais públicos, como parques, praças e avenidas é proibida, conforme a lei municipal 14.483. A venda só é permitida em criadores autorizados pela Prefeitura, como canis/gatis, clínicas veterinárias ou pet shops, que devem seguir as regras. Uma delas é o tempo de exposição dos bichos, que não pode ultrapassar seis horas diárias. Quem descumprir as normas poderá ser advertido, receber multa de até R$ 500 mil ou mesmo interditado. A fiscalização é feita pelos agentes de controle de Zoonoses.

A prefeitura ainda incentiva a adoção por meio do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), que possui cerca de 400 animais à espera de uma família. A instituição está localizada em Santana (zona norte), na rua Santa Eulália, 86, e funciona de segunda a sexta-feira (das 9h às 17h) e sábados (das 9h às 15h) – exceto feriados. Para mais informações, ligue (11) 3397-8900.

As informações são da Prefeitura de São Paulo.

 

(39)

logo
Fechar
Abrir
logo