- Publicidade -

“Abraço é bom para todo o mundo”

O Dia do Abraço é mais um lembrete da importância que esse simples gesto pode ter no convívio em comunidade.

A data de 22 de maio foi escolhida no Brasil como a representação do Dia do Abraço. A ocasião é mais um lembrete da importância que esse simples gesto pode ter no convívio em comunidade e também da influência pessoal que o contato entre os corpos pode exercer.

- Publicidade -

No início deste ano um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria) mostrou que além de fazer bem, abraçar reduz o estresse, o medo, a ansiedade e a pressão arterial. O abraço ainda promove o bem-estar e melhora a memória.

Tantos efeitos positivos no corpo ocorrem graças à secreção de ocitocina (ou oxitocina) no organismo. O estudo ressalta que todos esses benefícios só acontecem quando abraçamos alguém que gostamos, confiamos ou conhecemos muito bem.

Diante desse fato e de todos os benefícios que um bom abraço pode trazer, o CicloVivo separou algumas definições sobre os diferentes tipos de abraços, inspiradas no livro Terapia do Abraço, da autora canadense Kathleen Keating.

Abraço de urso: É indicado para qualquer pessoa que compartilha com outro uma causa comum e um sentimento de reciprocidade. Entre família e amigos ele é sempre bem-vindo. A autora diz que ele serve para todos aqueles que queiram dizer sem usar palavras. Uma das mensagens que este gesto transmite é: “Eu sou solidário com qualquer dor ou alegria que você esteja sentindo”. Portanto, pratique o abraço de urso nos bons e nos maus momentos.

- Publicidade -

Abraço padrão: Este é aquele abraço mais formal, normalmente usado entre colegas de trabalho ou pessoas que acabaram de se conhecer. Mesmo sendo um pouco impessoal, ele ainda é bem mais profundo que um simples aperto de mão.

Abraço de rosto colado: Kathleen caracteriza este abraço como algo que beira o espiritual. Além de manterem o contato dos braços, as pessoas também estão com os rostos colados, de forma que o gesto se torna bastante gentil e delicado. Ele é indicado para os momentos em que a pessoa deseja se desculpar por algo. Mas, também se encaixa perfeitamente nas horas de extrema alegria entre amigos.

Abraço grupal: Existe sensação melhor do que poder compartilhar alegria com pessoas amadas? Este abraço é perfeito para extravasar uma conquista coletiva. Ele também transmite apoio, segurança, afeição e oferece o senso de união.

- Publicidade -

Abraço do fundo do coração: Este é considerado o ápice do abraço. Kathleen explica em sua obra que os especialistas consideram esse modelo altamente poderoso. O abraço é firme e há contato físico pleno, de forma que a sinceridade e os sentimentos são compartilhados entre os corações, que estão diretamente conectados. Ele tem o poder de afastar todas as distrações externas e funciona bem em todos os momentos.

 “Abraço é bom para todo o mundo”, Kathleen Keating.

Redação CicloVivo