- Publicidade -

A um dia do término, Cop 20 não apresenta metas ambiciosas

As negociações devem ser resumidas em um documento até esta sexta-feira (12).

A Cop 20 (Conferência do Clima da ONU), que acontece no Peru, termina amanhã (12) e, até o momento, não se chegou a um rascunho conclusivo de acordo climático.

- Publicidade -

Já no início da semana, foi divulgada a primeira versão do rascunho do acordo global para a redução da emissão de gases de efeito estufa. O material de 33 páginas foi elaborado a partir das sugestões de representantes de mais de 190 países.

Durante o evento, a ministra do meio ambiente Izabella Teixeira defendeu a proposta brasileira chamada de “diferenciação concêntrica”, que separa as nações em três níveis para reduzir as emissões. No círculo central ficariam os países desenvolvidos, estes teriam que fazer cortes em todos os setores da economia. Já os emergentes ficariam no segundo nível e teriam mais opções para frear o aquecimento. Já os países vulneráveis, que ficariam no terceiro nível, não teriam que empreender grandes ações.

Também foi defendida por Izabella a criação de uma “moeda do clima”, que daria créditos aos países quem conseguissem reduzir as emissões de gases antes de 2020.

Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, é preciso mais boa vontade e disposição para apontar metas mais ambiciosas. As propostas colocadas, segundo ele, ainda são vagas.

- Publicidade -

As negociações devem ser resumidas em um documento até esta sexta-feira (12), chamado de rascunho zero, para que seja levado e aprovado na próxima conferência, que será realizada em Paris em 2015. Após a aprovação, as medidas devem entrar em vigor dentro de cinco anos.  

Redação CicloVivo

- Publicidade -