- Publicidade -

9 maneiras de reduzir o consumo de água em casa

A água é um recurso fundamental para a vida e precisamos usar com consciência.

água
Foto: Pixabay

O estado de São Paulo passa por uma de suas piores estiagem. Em consequência do clima e também da falta de conscientização, os reservatórios estão operando em baixa e a população já sente os efeitos da falta de água. Este recurso é essencial para garantir alimento e qualidade de vida. Portanto, o CicloVivo separou uma lista com nove dicas práticas de como economizar água em casa. Veja as sugestões abaixo:

- Publicidade -
  1. Tome banhos curtos e feche o chuveiro ao passar sabonete e shampoo. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água. Com o chuveiro fechado na hora de se lavar e lavar o cabelo, o consumo cai para 45 litros.
  2. Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.
  3. Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.
  4. Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.
  5. Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.
  6. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.
  7. Muita atenção com os vazamentos. Arrume o mais rápido possível.
  8. Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.
  9. A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.
chuveiro
Cantar no chuveiro? Só se for uma música bem curtinha, enquanto ensaboa. Foto: iStock