Inicio Vida Sustentável 9 dicas para quem quer começar a correr

Vida Sustentável

9 dicas para quem quer começar a correr

Correr é uma ótima opção de atividade física para quem quer manter a forma e a saúde em dia.

13 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 10 : 20
9 dicas para quem quer começar a correr

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício é preciso fazer um acompanhamento. | Foto: iStock by Getty Images

41.28K
0

Correr é uma ótima opção de atividade física para quem quer manter a forma e a saúde em dia. A cada dez minutos de corrida em ritmo leve/moderado é possível queimar, em média, cem calorias. Além disso, este exercício também ajuda manter o coração forte, melhora o sono, acelera o metabolismo e melhora o humor.

Veja abaixo nove dicas da RX Assessoria Esportiva para quem quer começar a correr.

1. Avalie suas condições físicas

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício é preciso fazer um acompanhamento. Portanto, visite um médico e explique quais são as suas intenções no esporte. Ele pedirá exames e verificará quais são as condições do seu organismo, para estabelecer limites e manter a saúde em dia. Consulte também um especialista em educação física para uma avaliação corporal, que calculará todas as medidas do corpo. Este preparo é importante para que você acompanhe os avanços físicos, estabeleça metas e tenha mais motivação para continuar no esporte. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional.

2. Comece devagar

Nenhuma pessoa começa a correr longas distâncias de um dia para o outro. Comece com treinos mais leves e vá aumentando gradativamente. “A fase de adaptação nada mais é do que um período em que você acostumará seu organismo à pratica de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo”, explica o Prof. Rodrigo Xavier, na página da assessoria. Uma dica importante é não desistir. Os resultados aparecerão aos poucos. Persista.

3. Organize-se

O indicado é correr de duas a três vezes na semana, principalmente durante a fase de adaptação. Reserve uma hora do seu dia para treinar e prefira a parte da manhã, até 10h, ou após às 16h.

4. Encontre o local ideal

Correr pode ser algo muito desgastante no começo. Portanto, treinar em um local arborizado pode dar mais ânimo e muito mais qualidade ao treinamento. Também são indicados locais que já sejam frequentados por outros corredores. Ver outras pessoas da mesma situação tente a servir como incentivo.

5. Invista na vestimenta ideal

É muito importante usar sempre roupas confortáveis. Evite roupas com cordões ou qualquer outra coisa que balance durante a corrida. Use peças leves e que permitam a realização de todos os movimentos sem impedimentos.

6. O tênis

Se para as roupas apenas o conforto já basta, no tênis é preciso ter um pouco mais de atenção. Além de optar por um calçado próprio para corridas, é necessário atentar ao tipo de pisada. Existem solados que variam de acordo com o formato de pé. Este detalhe evitará muitas lesões e desconfortos.

7. Cuidado com a alimentação

Nunca saia para correr sem ter se alimentado bem. A corrida é uma atividade que exige muito esforço físico e grande gastos energéticos. Portanto, o ideal é ingerir carboidratos duas horas antes da corrida e comer novamente a 30 minutos do início da atividade. Frutas, pão e queijo branco são muito indicados. Evite fibras, pois podem causar desconforto durante a corrida.

8. Hidrate-se muito

Beba água antes, durante e depois da corrida. É essencial manter o corpo hidratado para elevar o desempenho e manter a saúde.

9. Respeite seus limites

Cada organismo reage aos treinamentos de uma forme específica. Preste atenção aos sinais do seu corpo e respeite-os. Não tente acompanhar outras pessoas se o seu organismo diz o contrário.

Redação CicloVivo

(41277)

logo
Fechar
Abrir
logo