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83 mil moradores de SP regularizaram ‘gatos’ de energia em 2015

Apesar de ilegais, as ligações irregulares de energia, popularmente conhecidas como “gatos”, são bastante comuns.

27 de maio de 2015 • Atualizado às 12 : 59

83 mil moradores de SP regularizaram ‘gatos’ de energia em 2015
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Apesar de ilegais, as ligações irregulares de energia, popularmente conhecidas como “gatos”, são bastante comuns, o que coloca em risco a vida dos moradores – uma vez que pode ser a origem de diversos acidentes. Para reverter esta situação, a AES Eletropaulo lançou o programa “Transformação de Consumidores em Clientes”.

Por meio desta iniciativa, só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 20,8 mil famílias passaram a receber energia segura e a ter uma conta em seu nome. No total, 83,5 mil pessoas foram beneficiadas, durante o período.

A concessionária quer atingir a meta de mais de 63 mil clientes regularizados até o final do ano. Na Semana da Energia, comemorada em maio, a iniciativa, em atividade há onze anos, chegou à marca de mais de dois milhões de pessoas contempladas.


Foto: Reprodução documentário: A Energia Transforma

O programa de regularização de ligações clandestinas é promovido nas comunidades em parceria com o Programa de Eficiência Energética, que troca geladeiras e lâmpadas antigas por novas, mais eficientes. Geladeiras atuais, por exemplo, consomem cerca de 60% menos energia. Em 2014, o programa de eficiência energética substituiu mais de 534 mil lâmpadas e 13 mil geladeiras.


Foto: Reprodução documentário: A Energia Transforma

Além do “Transformação de Consumidores em Clientes”, os moradores que possuem o cadastro no sistema único do governo federal (CadÚnico) e se encaixam no perfil podem ainda se inscrever para receber o benefício da tarifa social de energia elétrica.

Outra opção de economia para o consumidor é o “Programa Recicle Mais, Pague Menos”, que oferece desconto na conta de energia de acordo com a quantidade de materiais recicláveis entregues em um dos nove pontos de coleta. As medidas auxiliam os clientes a manter as contas em dia, além de estimularem a preservação dos recursos naturais.

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