- Publicidade -

8 serviços públicos que ajudam a preservar o meio ambiente

Uma série de serviços interessantes estão à disposição da população, confira.

É comum ouvir dizer que é preciso cuidar do planeta, ser um consumidor consciente, destinar o lixo corretamente. No entanto, muitas pessoas não sabem por onde começar e, para ajudá-las, a Biblioteca Virtual (serviço de informação eletrônico gratuito) reuniu uma série de serviços interessantes que estão à disposição dos paulistanos, confira abaixo.

- Publicidade -

Onde jogar o entulho

Tijolos, blocos, concreto em geral, tubulações, entre outros resíduos, podem causar problemas ao meio ambiente, como disseminação de doenças, contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, além de poluição do ar.

Para evitar tais situações, opte por serviços privados de recolhimento de entulho ou serviços gratuitos, oferecidos pelas prefeituras:

– Ecopontos (São Paulo)

- Publicidade -

Locais onde a própria pessoa deve levar pequenos volumes de entulho (até um metro cúbico), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis. A destinação é gratuita e o serviço fica disponível todos os dias, em determinados horários.

Informações sobre os locais podem ser obtidas através do site da Prefeitura.

– PEV – Pontos de entrega voluntária de entulhos (Guarulhos)

- Publicidade -

O município de Guarulhos dispõe de 16 PEVs, onde moradores podem depositar gratuitamente entulhos, madeiras, podas e móveis velhos. É permitido levar um metro cúbico de resíduos por dia.

A relação dos PEVs e demais orientações podem ser obtidas no site da Prefeitura.

Consulte a prefeitura de sua cidade sobre as formas oferecidas à população para destinar o entulho corretamente.

Onde obter mudas e sementes de plantas

Há lugares que fazem a venda ou distribuição de diversas espécies e tipos, como os serviços abaixo:

– Campanha permanente de doação de mudas no parque do Ibirapuera

São distribuídas para a população espécies de plantas arbustivas, herbáceas, medicinais, trepadeiras e aromáticas; juntamente com um folheto explicando sobre as características do exemplar escolhido e do modo de seu plantio.

A distribuição é realizada aos fins de semana. Informações complementares estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

– Venda de mudas e sementes pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)

Órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo comercializa mudas e sementes de espécies florestais nativas e frutíferas a todos os interessados, sejam eles produtores rurais ou não.

Existem 21 Núcleos de Produção de Sementes e Mudas da CATI espalhadas por todo o estado de São Paulo, onde você pode adquirir a sua muda ou semente. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato com a sede em Campinas:

CATI Campinas – Órgão Central

Avenida Brasil, 2340 – Vila Itapura

Telefones: (19) 3743-3831 / 3241-5071

E-mail: [email protected]

Informações sobre as espécies vendidas, tabelas de preços, entre outras dúvidas, podem ser encontradas na página da Secretaria de Agricultura e Abastecimento ou no próprio site da CATI.

Para economizar energia elétrica

– Projeto "Recicle mais, pague menos" (AES Eletropaulo)

Neste projeto os clientes podem trocar materiais recicláveis por desconto na conta de luz. Para tanto, basta comparecer a um posto de coleta com a conta de energia para fazer o cadastramento. Você deve preencher uma ficha de adesão. A partir daí, basta comparecer ao posto de coleta levando os materiais recicláveis limpos, secos e separados para pesagem. Qualquer cliente residencial da AES Eletropaulo pode participar.

Por enquanto, existem três pontos de coleta na cidade de São Paulo:

– Vila Guacuri: Rua Joaquim Forzano, em frente ao nº 50 – funciona às terças e quintas-feiras, das 9 às 16 horas.

– Heliópolis: Rua Coronel Silva Castro, altura do número 202 – funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 16 horas.

– Barueri: Avenida Marginal Direita, sem número – na praça onde fica a UBS do Jardim Paulista.

Acesse o site do projeto para obter mais informações.

 – Simulador de consumo de energia

A AES Eletropaulo disponibiliza um simulador online para ajudar os clientes com o planejamento dos gastos com energia nas residências. Ele simula uma casa virtual, onde é possível selecionar aparelhos domésticos e, a partir da indicação da quantidade, potência, frequência e tempo deles, calcular automaticamente o valor aproximado da conta de energia, incluindo os impostos.

Para saber mais sobre o nível de consumo de energia dos aparelhos elétricos, sugerimos a consulta das páginas da CPFL Energia e da Elektro sobre o assunto.

De olho na qualidade do ar

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) mantém um mapa com informações atualizadas sobre a qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral do Estado. Ela também emite boletins diários, também descrevendo a quantidade de poluentes detectados.

Qualidades das praias paulistas

A CETESB também possui uma página com boletins diários sobre a condição de balneabilidade (qualidade das águas para banho e prática de esportes) das praias do litoral paulista.

Onde comprar madeira legalizada

Ao adquirir madeira para uma reforma na sua casa, por exemplo, você já pensou na origem dela? Dar preferência a fornecedores que comercializam madeira que não é fruto de desmatamento ilegal é importante para a preservação das reservas florestais.

A Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo mantém o Programa Madeira Legal, que visa promover o consumo de madeiras de origem legal.

Uma das frentes deste programa é o Cadmadeira, um cadastro estadual das pessoas jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos da flora brasileira, visando o comércio responsável. Fornecedores podem se cadastrar e interessados em adquirir madeira legalizada também podem conferir quem está cadastrado. A relação dos fornecedores cadastrados pode ser conferida no site do Sistema Integrado de Gestão Ambiental.

Aplicativos que ajudam a preservar o meio ambiente

– Sistema Ambiental Paulista

Criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, o aplicativo permite que se cheque a qualidade do ar e a condição das praias, além de localizar e traçar rotas até os parques estaduais e urbanos. Também informa onde estão os pontos de coleta de óleo de cozinha, participantes do programa Óleo Sustentável. O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

– Parques SP

Desenvolvido para smartphones e tablets (sistemas Android e iOS), contém um guia virtual para ajudar o visitante a planejar sua viagem e conhecer um pouco mais sobre os Parques Estaduais Carlos Botelho, Ilha do Cardoso, Intervales, Caverna do Diabo, Ilhabela e PETAR. Nele, o usuário encontra informações sobre trilhas, atrativos e equipamentos turísticos, mapas interativos, fotos e vídeos. Também é possível traçar rotas ponto a ponto.

O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

Para onde direcionar os materiais recicláveis

O Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, voltado para a cidadania e educação ambiental, divulga uma relação de locais aonde levar seus materiais recicláveis.

Você encontra listas de sucateiros que compram recicláveis; associações que aceitam recicláveis sob a forma de doação e que podem fazer a retirada também; locais para entrega voluntária de materiais e de baterias de celular.

Segundo a recomendação do próprio site, é aconselhável ligar antes para o local, a fim de confirmar a continuidade da coleta.

Envolver um grupo ou uma comunidade num planejamento para coletar e destinar seus materiais recicláveis é um grande desafio. O site SíndicoNet, especializado em questões de condomínios, dá dicas sobre como implementar a coleta seletiva em condomínios.

Mais informações sobre reciclagem no Guia da Reciclagem da Biblioteca Virtual.

Redação CicloVivo