Inicio Cidadania 8 iniciativas que mudam o mundo

Cidadania

8 iniciativas que mudam o mundo

O evento “O Poder da Colaboração” mostrou alguns projetos que já estão mudando o Brasil.

11 de agosto de 2016 • Atualizado às 16 : 27
8 iniciativas que mudam o mundo

O evento ajudou a incentivar os participantes a também acreditarem no poder da colaboração e que é possível fazer do mundo um lugar melhor. | Foto: iStock by Getty Images

4.51K
0

Tornar o mundo um lugar melhor, mais agradável e mais justo em todos os sentidos é uma tarefa muito difícil e uma missão que não se alcança sozinho. Diante de tamanho desafio, a colaboração é uma das principais armas para que essa mudança realmente se realize.

O evento “O Poder da Colaboração”, realizado em São Paulo pela Eco Rede Social e seus parceiros, apresentou exemplos práticos de pessoas e projetos que, através da ajuda mútua e do envolvimento de comunidades, têm modificado realidades e ajudado a promover mudanças significativas locais e globais.

Veja abaixo oitos dessas iniciativas com poder para mudar o mundo:

Yunus Negócios SociaisA Yunus é uma iniciativa que começou em Bangladesh, a partir do esforço e da visão do economista Prof. Muhammad Yunus. O ideal do instituto é desenvolver negócios sociais no Brasil e no mundo. Através de um fundo de investimento, a plataforma acelera novos negócios e tira projetos do papel.

SO+MA A plataforma tem como protagonista os resíduos sólidos. Através da tecnologia e do engajamento, a ferramenta usa os materiais recicláveis como moeda de troca, estimulando novos hábitos e promovendo conscientização, ao mesmo tempo em que colabora indiretamente com a geração de renda das comunidades em que está inserido.

Intituto Elos O Instituto Elos trabalha com uma filosofia totalmente participativa para transformar comunidades através do design e da colaboração. Entusiasmar, unir propósitos, planejar, conectar e ajudar essas pessoas a transformarem seus sonhos em algo palpável em prol do bem comum é a grande missão deste projeto.

O Caranguejo do Saara – Após ter a oportunidade de cobrir o Rally Paris-Dakar, o jovem jornalista Júlio Cruz Neto decidiu colocar no papel as memórias e, principalmente, o que ele vivenciou das comunidades anônimas por onde o evento passa. O mais interessante é que, após ter seu projeto rejeitado por algumas editoras, ele decidiu publicar seu livro a partir do esforço conjunto, em forma de financiamento coletivo. A estratégia deu certo e o livro já está em sua segunda edição.

Minha SampaA Minha Sampa é uma rede criada com a missão de mobilizar e engajar pessoas a participarem da política, a sugerir mudanças e projetos que tenham como intuito tornar a cidade de São Paulo melhor e mais justa. Entre as conquistas que o movimento já alcançou está o fechamento da Av. Paulista para carros aos domingos.

Pimp My Carroça O Pimp My Carroça é um projeto que teve início com o grafiteiro e “artivista” Thiago Mundano. Em suas buscas por espaços urbanos para pintar, ele se deparou com a oportunidade de pintar carroças e torná-las “telas ambulantes”. Mas, o trabalho foi muito além das tintas. Hoje, além de usar as carroças para disseminar o ativismo social e ambiental, o Pimp My Carroça também ajuda a transformar a vida de catadores de recicláveis no Brasil e no mundo.

Corredor Ecológico Vale do ParaíbaO Corredor Ecológico é um projeto que reúne a iniciativa privada, o governo, o terceiro setor e também a comunidade científica em um propósito em comum: resgatar a vegetação nativa e toda a biodiversidade original da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Através de projetos de recomposição da mata ciliar, saneamento básico, restauração florestal, conscientização de produtores rurais e muito mais, o Corredor Verde já alcançou resultados expressivos e ainda tem muito mais pela frente.

ABRAPSA Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável é mais uma ferramenta para incentivar e promover a sustentabilidade no mundo dos negócios. A instituição funciona como uma rede que conecta profissionais das mais diversas áreas com o intuito de fortalecer e possibilitar novas oportunidades.

O Poder da Colaboração

Além de mostrar histórias inspiradoras, o evento ajudou a mostrar que, quando existe um conjunto, muitos sonhos podem virar realidade. “Graças a essas vitrines, hoje são abundantes as histórias, iniciativas e organizações que estão construindo e compartilhando com o mundo o que acreditam. Vejo que já sabemos criar redes e como as fortalecemos com o tempo, mas precisamos agora, aprender a criar comunidades, onde o afeto e o trabalho coletivo são as bases para impulsionar qualquer sonho”, comentou Fernando Conte, membro do Instituto Elos.

Além de dar espaço para que essas iniciativas sejam disseminadas, o evento ajudou a incentivar os participantes a também acreditarem no poder da colaboração e que é possível fazer do mundo um lugar melhor. “Cada apresentação, ideias, pessoas engajadas e ideais turbinaram aquela faísca em meu coração de continuar com o meu propósito de vida. Sem dúvidas, saímos de lá impactados e com mais vontade ainda de fazer desse mundo, um mundo muito melhor a cada dia. Juntos, sem dúvidas, podemos ir muito mais longe”, lembrou a consultora em marketing, Giselli Duarte, que acompanhou todo o evento.

A continuação

A segunda edição de “O Poder da Colaboração” já está com data marcada e acontecerá em 21 de setembro. Clique aqui para mais informações e inscrições.

(4506)

logo
Fechar
Abrir
logo