Inicio Vida Sustentável 7 sugestões para quem (não) quer cair na folia

Vida Sustentável

7 sugestões para quem (não) quer cair na folia

Veja como aproveitar os dias livres para você fazer o que quiser.

4 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 10 : 29

Seguir a onda dos amigos pode transformar a folga em tortura. | Foto: Giphy

7 sugestões para quem (não) quer cair na folia
8.78K
0

Às vésperas do feriado do Carnaval, os blocos e ensaios das escolas de samba estão a todo o vapor. Motivo de comemoração para uns, a festividade não é unanimidade no “país do carnaval”. Quem quer fugir da folia pode aproveitar os dias de folga de uma maneira mais tranquila, confira abaixo algumas dicas.

Pedale no bairro

Há quanto tempo você não anda de bicicleta? Tire pelo menos um dia para se dedicar a essa atividade tão saudável quanto prazerosa. Percorra o bairro, conheça novos caminhos, chame os amigos, a família e divirta-se pedalando. Se você não tiver uma bike, peça a um vizinho emprestado ou procure um serviço de aluguel. Caso as ruas próximas à sua residência tenham ciclovia ou ciclofaixa melhor ainda.

Mãos na massa

Sem desculpas de não ter tempo, aproveite esses dias para colocar em prática aquele projeto de horta caseira, montar uma cisterna para aproveitar a água da chuva, fazer uma bela faxina no guarda-roupa e separar as peças que não lhe servem mais. Quem sabe não é hora de finalmente encarar o fogão e tentar aquela receita saudável que você separou há séculos? Ou talvez cuidar da beleza com receitinhas fáceis e práticas. Algumas ideias que podem te estimular: aulas gratuitas em vídeo ensinam como fazer horta orgânica, aprenda a preparar um Gelatto Detox, como fazer uma cisterna, saiba como fazer uma máscara de abacate para rosto e cabelos.

Livro, um amor que sobe serra:

Um livro? Talvez seja pouco para seus dias ociosos. Se você é do tipo apaixonado pela leitura e sempre leva a leitura para onde vai este é o seu momento de ler quantos livros quiser. Para quem não pode viajar, esta é uma ótima maneira de passar os dias sem tédio. Não tem dinheiro para comprar livros e não tem nenhum interessante em casa? Nem precisa gastar, eles podem ser baixados gratuitamente e de forma legal, confira alguns dos sites disponíveis: Open Library, Projeto Gutemberg e Wikisource.

Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento

Conheça os parques da sua cidade e veja como é bom curtir a tranquilidade das poucas áreas verdes que ainda restam nos bairros. Em algumas praças há aparelhos de ginásticas para uso gratuito. Aproveite para se exercitar. Peça indicação aos seus vizinhos ou a moradores antigos, busque informações no site da prefeitura e talvez você descubra pequenos paraísos em lugares inesperados.

Estuda, menino

Fazer cursos, assistir a palestras e workshops nunca é demais. Para se manter atualizado é essencial nunca parar de estudar. Informe-se sobre as opções próximas a sua casa, muitos lugares aproveitam o feriado prolongado para oferecer minicursos. Caso não encontre ou não tenha como bancá-los, aproveite os cursos online e de graça que unidades do mundo inteiro oferecem, confira aqui: USP, Universidade de Berkeley e Universidade da Califórnia.

…O que importa é fazer o bem

Divida esse tempinho livre para o voluntariado. Há diversas opções, basta procurar. O prazer de ver pessoas sorrindo lhe trará uma paz imensa, tirará a carga pesada da rotina e, de quebra, ainda vai conhecer pessoas ativas, generosas e que vivem com o propósito de espalhar positividade. Você vai perceber que, no fim das contas, será o maior beneficiado. Inspire-se com as 4 iniciativas de voluntariado que você pode adotar.

Família êh! Família ah!

Pode ser clichê, mas em um fim de semana prolongado não há nada melhor do que curtir a família. Reúna todos em um almoço ou marque para fazerem alguma coisa juntos. Se tiver filhos gaste um pouco do seu tempo para brincar com eles e, quem sabe, colocar em prática algumas das atividades sugeridas acima.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

(8779)

logo
Fechar
Abrir
logo