- Publicidade -

7 itens da cozinha que você talvez não precise

Questionar o que é necessário do que é supérfluo não é uma tarefa muito fácil, mas damos algumas sugestões.

itens casa
Foto: iStock

Se livrar de itens desnecessários é algo que já falamos bastante aqui. Mas entender o que é necessário do que é supérfluo é uma tarefa não muito fácil e, por vezes, depende do questionamento de crenças arraigadas.

- Publicidade -

Dan Erickson, criador do site sobre estilo de vida Hip Diggs, criou uma lista com 10 coisas que ele acredita serem desnecessárias na vida de todos e o CicloVivo separou alguns destes itens abaixo. É importante ressaltar que cada pessoa precisa avaliar o que é essencial para si mesmo.

Torradeira: Você realmente precisa de um aparelho específico para fazer torradas? Será que seu fogão já não daria conta desta função?

Forno elétrico: Este é mais um utensílio que às vezes é o sonho de consumo de muita gente, mas que, uma vez comprado, pouco se dá valor. Apesar de ser melhor do que o micro-ondas, a verdade é que quase sempre este aparelho é usado pouquíssimas vezes.

Micro-ondas: Não vamos entrar na polêmica de se as ondas curtas fazem bem ou mal à saúde. Vamos nos atentar a outro fato: por que você precisa deste aparelho em sua cozinha? Muitas pessoas usam o micro-ondas para aquecer alimentos ultraprocessados comprados prontos e congelados. Ou seja, tê-lo em casa é o desestímulo para quem busca comida de verdade e uma vida mais saudável.

- Publicidade -

Fritadeira: Desperdício de dinheiro e saúde. Este é definitivamente um item para não entrar na sua cozinha.

Liquidificador: Essa é polêmica e depende muito de cada caso. Há famílias que realmente fazem uso de liquidificador e batedeiras, isso vai de acordo com o hábito de certas preparações. Mas, se você não tem o costume de fazer sucos, bolos ou receitas que exijam o uso de tal aparelho, por que tê-lo em casa?

Utensílios para visita: Aqui entram diversos pratos, conjunto de talheres, copos e até toalhas de mesa maravilhosas. A intenção é usá-las só em ocasiões especiais, acontece que elas são tão raras que, mais uma vez, você gastou dinheiro para deixar aqueles conjuntos lindos presos em algum fundo de gaveta.

- Publicidade -
itens casa
Foto: Good Soul Shop | Unsplash

Utensílios extras: Além daquela louça para visita, não pode faltar é claro uma boa quantidade de itens para aquele encontro em família, com amigos ou até mesmo “para não faltar”. Não é verdade? Nem sempre! Se você não é do tipo que gosta de reunir muitas pessoas em sua casa, não há razão para continuar acumulando itens e mais itens que já nem cabe mais em sua prateleira. Faça uma limpeza e venda ou doe todo o excesso.

Aqui falamos de cozinha, mas o exercício de eliminar itens desnecessários pode ser estendido para outros cantos da sua casa. Ao invés de ter todos os eletros possíveis em sua casa, experimente pedir emprestado quando realmente precisar. É uma boa “desculpa” para se aproximar dos vizinhos e criar novos laços.