Inicio Vida Sustentável 7 hábitos sustentáveis que podem ser colocados em prática hoje mesmo

Vida Sustentável

7 hábitos sustentáveis que podem ser colocados em prática hoje mesmo

Sempre que possível, dê preferência ao deslocamento a pé ou de bicicleta. Isso também serve como atividade física.

30 de maio de 2016 • Atualizado às 15 : 17
7 hábitos sustentáveis que podem ser colocados em prática hoje mesmo

Faça trechos curtos a pé ou de bicicleta e organize esquemas de carona. | Foto: iStock by Getty Images

5.22K
0

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Instituto Akatu preparou uma lista de atitudes conscientes que todo mundo pode adotar durante a Semana do Meio Ambiente (30 de maio a 5 de junho), em diversas situações do dia a dia. A ideia é mostrar como cada um de nós pode praticar o consumo consciente em todos os lugares – em casa, na escola, no trabalho ou nos espaços públicos em que convivemos nas cidades.

Veja abaixo quais são essas dicas:

  1. Água: feche a torneira ao escovar os dentes

Quem deixa a torneira aberta durante a escovação durante 1 minuto desperdiça 14 litros de água! Se toda a família usar o volume de um copo de água só para enxaguar a boca, em apenas um mês, o volume economizado é suficiente para 40 anos de escovação de dentes da família toda.

  1. Energia: reduza o tempo de banho no chuveiro elétrico

O gasto de energia elétrica de um chuveiro ligado é equivalente ao de 45 TVs ao mesmo tempo. Que tal diminuir o seu tempo de banho?

  1. Alimentos: faça uma receita que aproveite cascas e talos de frutas e vegetais

Essas partes, que geralmente são desperdiçadas e geram mais resíduos, podem compor pratos nutritivos e deliciosos.

  1. Mobilidade: faça trechos curtos a pé ou de bicicleta. E organize esquemas de carona

A queima de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel é uma das principais responsáveis pelo aquecimento global, que ameaça o nosso bem-estar. Por isso, sempre que possível, mesmo que em trechos curtos, dê preferência ao deslocamento a pé ou de bicicleta – o que, de quebra, serve como uma dose diária de exercício físico. Um esquema de caronas coletivo também ajuda a ter o melhor aproveitamento do combustível e do veículo.

  1. Moda: promova uma feira de trocas de roupa com os amigos

Na hora de comprar uma roupa, reflita: você precisa mesmo de uma nova? Talvez seja mais interessante fazer trocas, com os amigos e familiares, de peças que não estão mais em uso. É divertido e economiza recursos naturais: a produção de apenas 1 calça jeans, por exemplo, consome dez mil litros de água.

  1. Eletrônicos: faça a destinação correta dos celulares e eletrônicos que estão na gaveta

É preciso fazer a destinação adequada de celulares e de eletrônicos, já que seus componentes podem conter metais pesados e outros contaminantes. Caso o aparelho ainda esteja funcionando, tente doar ou vender para outra pessoa que precise. Se não for possível estender a vida do aparelho, destine-o a um posto especializado de coleta ou entregue à operadora do celular ou do fabricante.

  1. Bem-estar para todos: crie uma horta em casa ou na sua comunidade

Procure um canto ensolarado na sua casa para cultivar algumas plantas que sirvam de tempero como salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão. Assim, você sempre terá os ingredientes frescos à disposição, mais nutritivos, saborosos e saudáveis. Se houver mais espaço, você pode investir em verduras e até árvores frutíferas – e convocar vizinhos para participar da manutenção e, claro, da colheita.

(5221)

logo
Fechar
Abrir
logo