- Publicidade -

7 fatos curiosos sobre as águas-vivas

As águas-vivas são seres magníficos em beleza. Elas também guardam alguns segredos.

As águas-vivas são seres magníficos em beleza e, em muitos casos, extremamente perigosas. Elas também guardam mistérios e muitas curiosidades. O site norte-americano TreeHugger elaborou uma lista com fatos fascinantes sobre esses seres. O CicloVivo replica aqui alguns deles.

- Publicidade -

1. Brilhar no escuro

Isso não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes. Mesmo que pareça estranho, essa é uma das armas usadas por elas para distrais seus predadores.


Foto: Pixabay

2. Auto-clonagem

- Publicidade -

Enquanto muitos cientistas passam a vida estudando técnicas para tornar a clonagem humana possível, as águas-vivas já fazem isso naturalmente. Se uma água-viva é cortada em dois pedaços, ela é capaz de se regenerar e criar dois novos organismos completos.


Foto: Luc Viatour/WikimediaCommons

3. Poder da imortalidade

- Publicidade -

Esse é mais um fato que não acontece com todas as espécies, mas a Turritopsis nutricula é a prova de que é possível que uma água-viva não morra nunca. A explicação para essa “imortalidade” deve-se à sua capacidade de se transformar de medusa (forma adulta e normalmente conhecida desses animais) para pólipo (fase inicial, em que a água-viva não possui tentáculos) em períodos de estresse. Essa habilidade a mantém viva por muito mais tempo.

4. Nem toda água-viva possui tentáculos

Apesar de os tentáculos serem essencialmente importante para a defesa de algumas espécies de águas-vivas, nem todas possuem tentáculos. A Scyphomedusa deepstaria é um desses exemplos.

5. Sem cérebro

Águas-vivas não possuem cérebro. Isso não significa que elas não tenham controle sobre suas ações. Os impulsos são enviados ao corpo através de uma rede nervosa, que possibilita o desenvolvimento e a coordenação desses animais.


Foto: Aravakense/Pixabay

6. Elas podem servir de comida

Tartarugas comem águas-vivas e as espécies menores até servem de alimento para as maiores. Mas, você já imaginou humanos comendo água-viva? Soa estranho e não é uma prática rotineira, porém, já aconteceu. Estudantes japoneses aproveitaram a água-viva para criar uma espécie de caramelo.

7. Lutam contra a energia nuclear

Parece até que as águas-vivas têm alguma espécie de consciência ambiental ou senso de ativismo anti-energia nuclear. Nos últimos anos elas foram a causa para o desligamento temporário de diversas usinas. O que acontece é que elas podem, acidentalmente, entupir os tubos de admissão das usinas, localizados no fundo do mar.


Foto: Brocken Inaglory/WikimediaCommons

Se você ainda está curioso por saber mais sobre as águas-vivas clique aqui e aqui.

Redação CicloVivo