- Publicidade -

7 dunas para conhecer no Brasil

No Brasil existe dunas belíssimas. Lençóis Maranhenses e Genipabu estão entre as mais cobiçadas pelos viajantes.

O Brasil abriga inúmeras riquezas naturais desde lagos, grutas, dunas, reservas ecológicas até belos restaurantes, hotéis e pousadas. Agradando os mais diversos gostos, o portal de turismo Guia Viagens Brasil listou as sete dunas mais belas e admiradas pelos turistas.

- Publicidade -

“O objetivo do site é levar aos turistas e brasileiros a ideia de diversidade e possibilidades de passeio no próprio País. Não é necessário ir para Miami, Argentina ou Disney para se divertir. O Brasil tem uma ampla variedade em fauna, flora, praia, etc”, ressalta o fotógrafo, Ricardo Júnior.

Confira abaixo o ranking com as dunas selecionadas pelo guia:

1º Lençóis Maranhenses – Com lagoas doces que podem chega a 90 metros de comprimento e até 3 metros de profundidade, a região exige preparo físico. Considerado um dos cartões-postais do Brasil o local é um paraíso de areia e água, perfeita para praticar sandboard e desfrutar do pôr do sol.

| Foto: iStock by GettyImages
| Foto: iStock by GettyImages

2º Genipabu – Uma das principais atrações é passear de buggy e se aventurar nas dunas. O turista também pode visitar o Parque Ecológico Dunas de Genipabu que engloba praia, lagoa e área de proteção ambiental. As dunas são móveis, cujas areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem.

- Publicidade -
| Foto: iStock by GettyImages
| Foto: iStock by GettyImages

3º Jericoacoara – A 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. O lugar mais conhecido é a vila Duna do Pôr do Sol, onde muitos turistas se encontram para ver o fim de tarde. As dunas mudam gradativamente de cores.

| Foto: iStock by GettyImages
| Foto: iStock by GettyImages

4º Dunas da Joaquina – Na região nasceu o Sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986, esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surf aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.

| Foto: Embratur
| Foto: Embratur

5º Siriú | Garopaba – A 90Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias que lotam de veranistas na alta temporada. Além das Praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard. Localizadas a 9 km ao norte de Garopaba, as Dunas de Siriú possuem quase 5 km de extensão.

- Publicidade -
| Foto: Juliano Kessler by Wikimedia Commons.
| Foto: Juliano Kessler by Wikimedia Commons.

6º Piaçabuçu – As dunas de Piaçabuçu ficam em uma região de preservação, na Foz do Rio São Francisco, em Alagoas. No local é possível praticar o ‘ski-bunda’, ‘ski-pança’, ‘ski-mix’, ‘duplo deck’ ou todas as formas criativas de descer de dunas altíssimas até as belezas lagoas, formadas pelas chuvas de maio a setembro.

3550788881_102346ff79_b
| Foto: Cristiane Bomfim/Flickr

7º Mangue Seco (BA) – Cenário da novela Tieta (1989) o lugar não para de receber novos turistas. O vilarejo fica entre a praia de água doce a as ondas do mar. Além das atrações aquáticas, outra atividade que conquista os turistas são os passeios de bungue nas proximidades.

| Foto: Daniele Gidsicki/Flickr
| Foto: Daniele Gidsicki/Flickr

“É importante destacar que no Brasil existe muitas dunas belíssimas como Pequenos Lençóis, Trairi e Jalapão. Todos esses lugares merecem destaque e principalmente respeito”, ressalta o fotógrafo.