- Publicidade -

7 dicas de alimentos que ajudam a combater a pressão alta

Mesmo em casos mais leves, as alterrações na pressão arterial precisam de acompanhamento constante.

A pressão alta é um problema comum, muitas vezes silencioso, mas altamente perigoso. A enfermidade acontece devido a mudanças nas artérias, que ficam menos flexíveis e a pressão precisa ser mais forte para que o sangue possa circular corretamente pelo corpo. Mesmo em casos mais leves, as alterações na pressão arterial precisam de acompanhamento constante, em algumas situações são indicados medicamentos para fazer o controle, mas existem alimentos que podem ser de grande valia nesta busca por saúde. O CicloVivo separou algumas sugestões na lista abaixo. Lembramos que, mesmo sendo naturais e nutritivos, todos os alimentos devem ser consumidos de forma equilibrada.

- Publicidade -

1. Alho

O alho é um dos temperos mais comuns no Brasil. Além de dar sabor aos alimentos, ele tem propriedades medicinais muito interessantes. O alho é analgésico, antibacteriano, expectorante e beneficia o coração e a circulação sanguínea.


Foto: iStock by Getty Images

2. Peixes

- Publicidade -

Alguns peixes são ricos em ômega 3, substância que reduz as chances de doenças cardiovasculares e diminui o colesterol ruim. Isso faz com que o sangue circule com mais facilidade pelo corpo. Salmão, sardinha, atum e arenque são os mais indicados.


Foto: iStock by Getty Images

3. Sementes de chia e linhaça

- Publicidade -

Assim como os peixes citados anteriores, essas duas sementes são ricas em ômega 3 e podem ser facilmente incluída nos mais diversos tipos de receita.


Foto: iStock by Getty Images

4. Amêndoas e nozes

Além de conterem ômega 3, essas oleaginosas possuem vitamina E, que tem propriedades antioxidantes e evita o envelhecimento e desgaste das células e artérias, e magnésio, um mineral com propriedades vasodilatadoras.


Foto: iStock by Getty Images

5. Frutas ricas em potássio

Banana, abacate, laranja, maracujá, ameixa e melancia são algumas frutas com alto teor de potássio em sua composição. Este nutriente ajuda a eliminar o sódio do organismo, um dos grandes agentes que elevam a pressão arterial.


Foto: iStock by Getty Images

6. Grãos e legumes

Feijão, lentilha, cenoura, espinafre, chicória, couve-flor, inhame, abóbora e rabanete também estão na lista de alimentos ricos em potássio. Além de nutritivos, eles ajudam a dar saciedade e são muito comuns na dieta dos brasileiros.


Foto: iStock by Getty Images

7. Ervas

O grande benefício das ervas no combate à pressão alta é a capacidade que esses alimentos têm de substituir o sal. Elas dão sabor aos alimentos, sem que seja necessário encher a receita de sódio. Algumas dicas são: salsa, coentro, orégano, alecrim , louro, entre outras.


Foto: iStock by Getty Images

Outras dicas:

Evite consumir carnes vermelhas, gorduras, alimentos industrializados condimentados e dietéticos.

Redação CicloVivo