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6 mitos e verdades sobre o açaí

O açaí é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante.

28 de dezembro de 2016 • Atualizado às 09 : 00
6 mitos e verdades sobre o açaí

Alguns estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. | Foto: iStock by Getty Images

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Originário da Amazônia, o açaí é muito utilizado no preparo de refrescos e rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Alguns estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim.

Apesar de já ser um produto popular, ainda há diversas dúvidas sobre o seu consumo. Pensando nisso, Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, rede especializada em combinações rápidas e ilimitadas de açaí, frutas e outros acompanhamentos, explica o que é mito e o que é verdade sobre a iguaria. Confira:

  1. Açaí rejuvenesce?

VERDADE. Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas.

  1. Açaí é muito calórico e engorda?

MITO. A polpa da fruta em si não engorda; 100 gramas do fruto possuem 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce. Este tipo de consumo é maior no sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, entre outros elementos.

  1. Açaí é uma boa opção antes da atividade física?

VERDADE. Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel.

4.O açaí é uma poderosa fonte de ferro?

MITO. A quantidade de ferro encontrada em 100g de fruto é de 1,5 mg, uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

  1. Açaí ajuda a controlar o colesterol e a diabetes?

VERDADE.  O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.

  1. Açaí pode transmitir doença de chagas?

EM PARTES.  A má higienização da fruta, após a colheita, pode causar doenças por transportar ovos de barbeiro – que transmite a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto e atentar a todo o processo de higienização a que ele é submetido antes de chegar ao consumidor.

 

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