Inicio Vida Sustentável 6 maneiras naturais de combater a ansiedade

Vida Sustentável

6 maneiras naturais de combater a ansiedade

Conheça alguns itens simples que podem influenciar diretamente a saúde e reduzir os sintomas deste distúrbio.

31 de março de 2017 • Atualizado às 11 : 00
6 maneiras naturais de combater a ansiedade

6.98K
0

A ansiedade pode ser um sentimento pontual, que ocorre próximo a eventos que provocam medo ou expectativa. No entanto, existe também o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) que, segundo o médico Dr. Dráuzio Varella, pode vir acompanhada de sintomas como: fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação no sono, entre outras coisas. Para esses casos mais extremos, é necessário o acompanhamento médico e tratamento individual. No entanto, existem algumas opções naturais para aliviar a ansiedade.

O CicloVivo se inspirou em uma lista criada pelo site TreeHugger para mostrar que itens simples podem influenciar diretamente a saúde e reduzir os sintomas deste distúrbio. Veja abaixo quais são eles:

1. Lavanda

O óleo essencial de lavanda tem efeito muito positivo quando usado para a aromaterapia e em massagens. A planta ajuda a reduzir os níveis de cortisol no organismo, proporcionando melhor qualidade do sono, melhor concentração e estabilidade no humor.

2. Contato com a natureza

Tirar um tempo para caminhar no parque ou explorar uma floresta pode impactar diretamente a saúde. Os efeitos positivos são: redução nos níveis de cortisol, menor frequência cardíaca, redução na pressão arterial, entre outras coisas. Uma das possíveis justificativas para isso é  inalação de phytoncide, óleo essencial d madeira, emitido pelas árvores. As caminhadas no parque podem aumentar o vigor e reduzir a ansiedade.

3. Exercício

A atividade física trabalha diretamente os hormônios presentes no corpo humano. O exercício reduz o estresse, estimula a produção de endorfina e serotonina, o que ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor. O ideal é praticar alguma atividade física por, ao menos, 30 minutos diários, cinco vezes por semana.

4. Risadas

As gargalhadas estão diretamente ligadas aos níveis de dopamina, responsável pelo bom funcionamento de diversas atividades cerebrais. O riso também ajuda a reduzir o cortisol e a aumentar a jovialidade.

5. Camomila

Há milênios a camomila é usada como um calmante natural. Sua eficácia deve-se à duas substâncias específicas: apigenina e luteolina, ambas promovem o relaxamento. Existem estudos que a consideram mais eficientes do que remédios sintéticos.

6. Respirar fundo

Parece simples e realmente é. Parar e respirar fundo durante 20 ou 30 minutos por dia ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Isso acontece porque, aumentando os níveis de oxigênio no cérebro é possível acalmar o corpo. Exercícios de respiração e relaxamento são muito indicados.

Redação CicloVivo

 

(6980)

logo
Fechar
Abrir
logo