- Publicidade -

6 hábitos alimentares capazes de aumentar a disposição

Alimentos naturais são capazes de aumentar não apenas a disposição como também o poder de concentração.

Sentindo-se um pouco mais devagar do que o habitual? Saiba que gorduras saudáveis, alimentos ricos em ferro e lanches inteligentes podem ajudar a combater a fadiga. Sonolência, sensação de exaustão, problemas gastrointestinais e enxaquecas não são sintomas raros no cotidiano de muita gente.

- Publicidade -

O que pouca gente sabe é que esses podem ser apenas alguns sinais de que você está adotando maus hábitos e que o problema pode ter como origem a má alimentação. A falta de disposição tem muito a ver com os descuidos alimentares e para repor as energias e conseguir suportar as longas jornadas de trabalho exigidas e tarefas diárias é necessário mais do que uma xícara de café, é preciso adaptar o cardápio.

Existem alguns alimentos naturais capazes de recarregar as baterias e aumentar não apenas a disposição como também o poder de concentração. O Dr. Patrick Rocha, médico e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), compartilha seis hábitos alimentares capazes de aumentar o seu potencial naturalmente. Confira:

  1. Inclua ovos na sua refeição

A gema do ovo é naturalmente rica em vitaminas do complexo B, que são responsáveis por converter alimentos em energia. Além disso, o ovo contém vitamina D para manter os ossos fortes e é considerado uma das melhores fontes de proteína. Ao invés de começar o dia comendo pães e bolos, experimente incluir ovos mexidos ou uma omelete.

  1. Faça refeições mais leves a noite

Você pode achar que essa é uma das dicas mais conhecidas, mas vale lembrar que não segui-la pode comprometer não somente uma noite de sono, mas também qualidade do próximo dia. Quando você come demais a noite, o seu corpo gasta a maior parte de sua energia na digestão e você dorme mal. Por essa razão é importante limitar os carboidratos e optar por uma refeição cheia de proteínas, como o atum, frango ou uma carne grelhada e folhas verdes. Assim, você se alimenta e acorda com mais disposição para começar o dia.

- Publicidade -
  1. Na medida, nozes e amêndoas são super nutritivas e dão saciedade

Ricas em vitaminas, as amêndoas e nozes são considerados superalimentos por conter diversas propriedades nutritivas. A orientação é consumir pequenas porções, seja como petisco ou na salada.

  1. Hidrate-se bem, sempre

O nível de energia e disposição do seu corpo tem tudo a ver com o seu estado de hidratação. Muita gente não sabe, mas a distração é diversas vezes o maior responsável pelos sintomas de fadiga. A água é responsável pelo transporte de todos os nutrientes no sangue, e também por ser livrar do acúmulo de substâncias intoxicantes. Sem água suficiente, o corpo não consegue metabolizar os alimentos de forma correta. Portanto, é essencial beber muita água durante todo o dia.

  1. Brócolis, não resista

Este vegetal é tudo de bom. Rico em vitamina C, fibras, ferro, beta-caroteno e antioxidantes, o nosso amigo verde contém também cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue, mantendo os níveis de energia constante. Para ter certeza de obter todos esses super benefícios, cozinhe apenas levemente o brócolis, por no máximo cinco minutos.

- Publicidade -
  1. As belezuras antioxidantes: Blueberries e frutas vermelhas

Essas frutinhas deliciosas são antioxidantes naturais de alta potência e trazem diversos benefícios para o organismo. Elas oferecem fitoquímicos que combatem inclusive doenças. Ricas em vitamina C, blueberries e frutas vermelhas em geral fornecem também fibras.