- Publicidade -

6 dicas naturais para aliviar a TPM

Dores nas costas, cólica, estresse, ansiedade, depressão são alguns indícios da famosa TPM.

Quase todas as mulheres têm algum sintoma na semana que antecede o seu ciclo menstrual. Dores nas costas, cólica, estresse, ansiedade, depressão são alguns indícios da famosa TPM. No entanto, não é necessário apelar a remédios para driblar esses incômodos. O site norte-americano Mother Nature Network (MNN) preparou uma lista com coisas saudáveis que podem ser de grande valia a todas as mulheres. Veja abaixo quais são essas dicas:

- Publicidade -

Acupuntura

A acupuntura pode ser tão efetiva para mulheres, que o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) divulgou um informativo comunicando as claras evidências que a prática pode ter no controle de cólicas menstruais, dores lombares e em diversas doenças.

Exercícios Aeróbicos

A prática de atividades física tem enorme poder no organismo. Ela é ideal para aliviar dores e, principalmente, a depressão pré-menstrual, devido à grande quantidade de hormônios liberados, como a endorfina, que ajuda a reduzir o estresse. Segundo o MNN, mulheres que praticam atividades físicas constantemente apresentam melhor concentração, menos dores e menos mudanças no comportamento durante a TPM.

- Publicidade -

Alimentos ricos em ômega 3

A alimentação adequada pode resolver muitos problemas de saúde. Não seria diferente com os sintomas da TPM e também do período menstrual. A relação entre mulheres e a ingestão de ômega 3 tem a sua eficiência comprovada cientificamente. Os resultados são percebidos após a inclusão e valorização do nutriente na dieta por, pelo menos, dois meses. Alguns exemplos de alimentos que possuem ômega 3 são: peixes, azeite, brócolis, couve, espinafre, linhaça, entre outros.

Gengibre

- Publicidade -

Este é outro alimento muito poderoso. Em um experimento realizado nos EUA entre 2006 e 2007, 150 estudantes foram expostas a tratamentos diferentes para TPM. Enquanto metade delas recebeu 250 miligramas de gengibre em pó, quatro vezes ao dia, durante três dias, o restante recebeu remédios tradicionais. Ao final, constatou-se que o gengibre é tão eficiente quanto as drogas tradicionais.

Ioga

A ioga é uma atividade que trabalha, ao mesmo tempo, o corpo e a mente. Os exercícios com amplo alongamento são ótimos para ajudar a reduzir as dores. Algumas poses mais indicadas para as mulheres na TPM são: cobra, gato e peixe.

Dieta rica em cálcio e manganês

Estes dois nutrientes ajudam o corpo de diversas maneiras. Além de impedir a retenção de água no organismo, eles são poderosos para aliviar dores, melhorar o humor e a concentração, itens necessários para mulheres que estão no período pré-menstrual. 

Redação CicloVivo