- Publicidade -

5 dispositivos para tornar sua pedalada mais segura e sustentável

A bicicleta é um meio de transporte limpo, verde e saudável. Ela serve para manter a forma, economizar dinheiro e reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Diversos dispositivos eletrônicos são criados para inspirar os viajantes urbanos.

A bicicleta é um meio de transporte limpo, verde e saudável. Ela serve para manter a forma, economizar dinheiro e reduzir o consumo de combustíveis fósseis. A fim de inspirar os viajantes urbanos a serem mais sustentáveis e fazer do ciclismo uma experiência ainda melhor, uma série de aparelhos ambientalmente corretos já foram desenvolvidos, enquanto outros estão em testes ou planejamento.

- Publicidade -

Carregador USB-charged Night Bike Flea Lights

O farol é fabricado pela Blackburn, uma empresa renomada que fabrica luzes focais. Estas luzes, denominadas Flea Lights, são caracterizadas por sua leveza e capacidade de emitir luz imediatamente. Baterias de Li-ion são utilizadas ao invés de unidades de Ni-Cad, que são comparativamente mais pesadas. Estas luzes de LED são pequenas, mais brilhantes e possuem um painel solar que fornece energia limpa para carregar as baterias, além de um adaptador USB de carregamento.

Só é preciso conectar o adaptador USB por cerca de duas horas que as baterias das luzes sejam completamente recarregadas. Também é possível carregar os painéis solares durante o dia, enquanto a bike estiver estacionada. A energia solar recolhida ainda é capaz de abastecer pequenos dispositivos do ciclista. Pesando apenas 17 gramas, estes faróis custam em torno de US$ 60.

Carregador de celular para bicicleta

- Publicidade -

Quando você pedala você tende a gerar uma energia, que é desperdiçada. A empresa de telefonia móvel, Nokia, teve uma ideia para aproveitar essa energia para carregar o seu telefone. Eles introduziram um kit de carregamento que possui um dínamo ligado à roda da bicicleta para aproveitar a energia das pedaladas. Esta energia vai para um carregador que então é transferida para o celular fixo, por uma borracha, ao guidão.

O carregamento é iniciado assim que a bicicleta alcança seis quilômetros por hora, com velocidade de 12 km/h o equipamento funciona de maneira equivalente ao carregador tradicional. Este método é eficiente, confiável e sustentável.

E-Meters

- Publicidade -

A empresa japonesa Bridgestone Cycle Co. Ltd. criou o E-Meters. A intenção por trás desta criação foi melhorar o transporte através de bicicletas, uma vez que o ciclismo ajuda a manter uma boa saúde e também auxilia na redução das emissões de dióxido de carbono da atmosfera.

O E-Meters instalado na bicicleta permite conexão com o site SNS para que os dados das pedaladas sejam gerenciados por você e até mesmo compartilhados com outros membros do site. O produto oferece todo o tipo de informação como distância percorrida, velocidade média, calorias queimadas, entre outros.

Além disso, o dispositivo verde também permite que o ciclista contribua para a conservação ambiental. O aparelho pode ser montado sobre o pneu de bicicletas com aros desde 14 até 29. Os dados são detectados e medidos por um sensor magnético sem contato. O E-Meters pode ser conectado ao computador por um cabo USB.

Motive Bike Computer

Para promover o ciclismo e suas vantagens para a saúde humana, bem como a conservação global, a FishoDeath projetou o Motive Bike Computer para atrair mais pessoas das áreas urbanas a viajar através de bicicletas e viverem uma vida mais verde.

Este pequeno dispositivo “combina” computador e uma comunidade na web. Todas as informações sobre a viagem como a distância total percorrida, velocidade, quantidade de combustível economizado, são registrados dentro do computador, que podem ser vistas pelo viajante em um determinado site. Estes dados também ajudarão os fabricantes a fazerem bikes mais modernas. As várias partes do computador usadas no dispositivo serão feitas com materiais recicláveis ​​e métodos mais sustentáveis​​. O sistema será mais compatível para atualizar o software sem fio.

Self-powered ‘Laser’

Com o tráfego crescente nas áreas urbanas, as pessoas têm medo de se locomoverem nas ruas através de bicicletas, pois ficam muito expostas. Tendo em conta as questões de segurança, Leonardo Manavella, designer industrial, fabricou um produto chamado "Laser", que garante a segurança dos ciclistas em uma estrada movimentada.

Um feixe elíptico é projetado sobre a bicicleta. Este feixe verde cria uma zona de segurança ao redor do ciclista. Sempre que qualquer outro veículo invadir a zona de segurança, a luz verde é alterada para zona vermelha produzindo uma buzina.

Um carregador dínamo carrega o “Laser”, que é alimentado através das pedaladas. O produto é, portanto, verde, uma vez que incentiva um meio sustentável de transporte. Com informações do EcoFriend.

Redação CicloVivo