Inicio Vida Sustentável 5 alternativas de locomoção para o Dia Mundial Sem Carro

Vida Sustentável

5 alternativas de locomoção para o Dia Mundial Sem Carro

O CicloVivo separou cinco dicas de meios de transporte que podem ser usados neste dia.

20 de setembro de 2016 • Atualizado às 16 : 00

As alternativas são diversas e podem variar de acordo com a cidade e a realidade urbana em que a pessoa está inserida. | Foto: iStock by Getty Images

5 alternativas de locomoção para o Dia Mundial Sem Carro
5.69K
0

O Dia Mundial sem Carro é comemorado nesta quinta-feira (22). Além de ser uma data para a reflexão, também é um dia em que as pessoas têm a oportunidade de inovar e testar novas experiências de locomoção, deixando os carros na garagem.

20Mesmo assim, o CicloVivo separou cinco dicas de meios de transporte que podem ser usados durante esta semana.

1. Bicicleta: A locomoção sobre duas rodas é totalmente positiva, pois é rápida, limpa e ainda proporciona benefícios à saúde de quem pedala. Em cidades pequenas as “magrelas” já fazem parte da rotina de transporte da maior parte dos moradores, mas nos centros urbanos ela ainda busca seu espaço. Mesmo com algumas dificuldades enfrentadas no caminho, vale à pena escolher a bicicleta, pois ela é garantia de pontualidade. Enquanto os motoristas ficam presos no trânsito os ciclistas seguem seu percurso sem dores de cabeça.


Foto: iStock Photo / Lorenzo Patoia

2. Corrida ou caminhada: As manhãs podem ganhar um treino diferenciado: a corrida no trajeto entre a casa e o trabalho. Aqueles que não estão acostumados a correr podem caminhar pelo mesmo percurso. A cada 30 minutos de corrida são queimadas 310 calorias, a caminhada rápida também tem resultados muito positivos para o corpo, queimando 276 calorias. Além disso, essa é uma oportunidade para se distrair, ouvindo uma música ou simplesmente viajando nos pensamentos.


Foto: iStock Photo / warrengoldswain

3. Patins e Skate: Os amantes dos esportes radicais podem aproveitar a adrenalina se locomovendo de maneira sustentável pela cidade. As pequenas rodinhas são capazes de percorrer longas distâncias, mas é essencial atentar à segurança. Portanto, a opção pelas rotas alternativas e o uso dos equipamentos de seguranças também são muito importantes.


Foto: iStock Photo / Sintendo

4. Transporte Coletivo: Quem anda todos os dias de carro pela cidade quase não cogita a ideia de andar de ônibus, trens ou metrôs. No entanto, em muitos casos essas opções podem ser mais eficientes que os automóveis. Em São Paulo, por exemplo, parte das grandes avenidas possui corredores de ônibus que fazem com que os trajetos sejam percorridos com maior rapidez quando a pessoa está embarcada em um coletivo. Os metrôs e trens também são eficientes para quem precisa se locomover com pontualidade. Além disso, não existe preocupação com a busca por vagas nas ruas ou despesas com estacionamentos.


Foto: iStock Photo / MarchCattle

5. Carona: Em alguns casos as alternativas apresentadas anteriormente podem não ser eficientes para quem percorre caminhos pouco acessíveis ao transporte público ou grandes distâncias. Para quem se encaixa nesta situação, uma saída é oferecer carona aos seus vizinhos, familiares ou colegas de trabalho. Isso reduz a quantidade de carros nas ruas e ainda possibilita maior interação entre os amigos.


Foto: iStock Photo / Diego_Cervo

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

(5694)

logo
Fechar
Abrir
logo