- Publicidade -

500 mil litros de adubo orgânico foram produzidos e distribuídos em Palmas

Além de abastecer os produtores, esse adubo orgânico é utilizado nas rotatórias, praças e parques.

O Centro de Compostagem do Município de Palmas, no Tocantins, produziu e distribuiu durante 2017 mais de 500 metros cúbicos do adubo orgânico que está sendo usado nas hortas comunitárias e pelos produtores do entorno de Palmas, o chamado cinturão verde. Atualmente, o composto denominado de “super mix 4-2-2” está sendo enriquecido com farinha de ossos e resíduo de soja.

- Publicidade -

O super mix 4-2-2, livre de elementos químicos, que causam danos à produção do campo, é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que faz o reaproveitamento de material orgânico, que seria descartado após serviços de poda e galhadas.

Além de abastecer os produtores, esse adubo orgânico é utilizado nas rotatórias, praças e parques, o que permite melhor preparo e manutenção do solo, contribuindo com a preservação das áreas verdes da cidade.

Compostagem

A Seder explica que a compostagem é resultado de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, neste caso, as galhadas, que são coletadas na cidade e são encaminhadas para o Núcleo de Compostagem.

- Publicidade -

O projeto, desenvolvido e executado pelo secretário da pasta, Roberto Sahium, foi implantado pela Seder em 2013, e tem o objetivo de transformar em adubo orgânico todas as galhadas de podas de árvores, gramas e demais folhagens oriundas da área urbana de Palmas, e são aplicadas nos canteiros centrais e rotatórias.

As informações são da Prefeitura de Palmas.

- Publicidade -