Inicio Vida Sustentável 5 truques para ter uma alimentação mais saudável

Vida Sustentável

5 truques para ter uma alimentação mais saudável

Chega de ideias milagrosas. Passos simples para sua alimentação ser muito melhor.

28 de setembro de 2017 • Atualizado às 09 : 07

Foto: iStock by GettyImages

5 truques para ter uma alimentação mais saudável
1.13K
0

Comer bem é bem menos difícil do que parece. Algumas combinações e trocas no dia a dia já podem ajudar bastante. E nem será preciso gastar fortunas comprando “superalimentos”, cheios de promessas milagrosas e ainda endossados por alguns nutricionistas. As dicas são da Harvard Medical School.

– Aproveite o poder das nozes (e sementes)

Amêndoas, castanha de caju e do pará, avelãs, amendoins. Nada disso é balela. Eles realmente possuem nutrientes benéficos, como vitaminas e fibras. Além disso são ricos em gordura insaturada: fazem bem à saúde e ainda saciam a fome.

Como: Para incluir as  oleaginosas na sua dieta, coloque-as sempre em sua lista de compras -, até que se torne um hábito. Troque lanches calóricos por um desses grãos e, no máximo, combine com alguma fruta.

– Experimente antes de colocar sal

Desligue o hábito do piloto automático de temperar a comida com sal. Só com ervas já é possível obter um gosto bem agradável, então experimente sempre.

Como: Por dois dias, não coloque nenhum sal na sua comida. Uma curta pausa pode ajudar a restaurar suas papilas gustativas. Feito isso, deixe o saleiro guardado no armário para dificultar mesmo e você ter que fazer esforço para pegá-lo. Por fim, crie o costume de realmente provar sua comida antes de decidir se precisa de algo a mais.

– Faça marmita

Poucas escolhas podem ser mais saudáveis do que fazer sua própria comida. Além de economizar o bolso, você terá mais controle do tamanho das suas porções. Não precisa ser todo o dia, mas algumas vezes na semana já mudará a sua rotina.

Como: Antes de ir às compras, escreva um plano de refeições para a semana e já deixe planejado em quais dias poderá preparar refeições para comer fora de casa.

– Coma cinco (ou mais) vegetais e frutas por dia

Esta é uma forma de garantir inúmeros nutrientes que o seu corpo precisa.

Como: Primeiro, durante uma semana, acompanhe a frequência com que você come frutas e vegetais. Uma porção equivale a meia xícara de frutas picadas, por exemplo. Para vegetais de folhas cruas, como alface e espinafre, uma porção equivale a um copo. Depois de ter sua linha de base, tente adicionar uma fruta ou um vegetal a cada dia.

– Planeje refeições deliciosas e saudáveis

Em um mundo ideal, o alimento preenche todos os nossos sentidos: cor, sabor, cheiro. É preciso começar a pensar em cada alimento como algo realmente saboroso e aproveitar todas suas potencialidades.

Como: Separe um tempo para preparar e saborear uma ou duas refeições especiais por semana. Monte uma mesa bonita, convide amigos ou familiares para desfrutar da refeição e aproveite, saboreando cada pedacinho.

Redação CicloVivo

(1132)

logo
Fechar
Abrir
logo