- Publicidade -

5 tipos de alimentos funcionais para o verão

Confira as funcionalidades dos principais alimentos que devem ser consumidos durante a estação e seus benefícios ao organismo.

Com a aproximação do verão, aumenta a preocupação em iniciar uma alimentação balanceada. Nesta época, muitos se sentem desconfortáveis em ingerir certos alimentos e essa indisposição pode ser explicada pelo fato de muitos manterem uma dieta inadequada, ou seja, ficam em jejum por muitas horas, pulam o café da manhã, ingerem alimentos pesados e gordurosos e se esquecem de hidratar o corpo. Em casos assim, o consumo de alimentos funcionais é o segredo para driblar a balança, sem se descuidar da saúde.

- Publicidade -

O organismo pede um consumo maior de líquidos e de alimentos ricos em nutrientes para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Para isso, os alimentos funcionais podem ajudar a repor as vitaminas e minerais. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.

Veja abaixo uma lista das principais vitaminas e minerais que devem estar presentes na rotina dos brasileiros e em quais alimentos são facilmente encontrados no verão:

Vitamina A

- Publicidade -

Proporciona diversos benefícios ao organismo, já que atua na visão, no crescimento, e desenvolvimento do esqueleto, entre outros. O nutriente possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas, como catarata, artrite e doenças cardiovasculares. O betacaroteno, seu precursor, quando transformado em vitamina A pelo organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB e dar cor à pele.

Alimentos funcionais com vitamina A: óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada, fígado, cenoura crua, manga, mamão, beterraba, entre outros.

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B7 ou H, B12, PP ou B3)

- Publicidade -

Os benefícios das vitaminas do complexo B são muito diversificados. Elas auxiliam, de forma geral, a regular o funcionamento do organismo, equilibrando o consumo energético. Como estão envolvidas nos processos de crescimento celular e na formação de células sanguíneas, o consumo dessas vitaminas auxilia a regular o apetite, além de manter a saúde da pele e do cabelo.

Alimentos funcionais com vitamina B: banana, carnes, miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos, cereais e os ovos, batata-doce e abacate.

Vitamina C

Tem função antioxidante que combate os radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento, além de contribuir para a proteção da pele, participando do processo de produção de colágeno. Ela é essencial em todos os aspectos, pois age no bom funcionamento da pele (incluindo crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra os danos causados pelos radicais livres) e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, importante no processo de cicatrização de feridas.

Alimentos funcionais com vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju. E em verduras, hortaliças e tubérculos, a exemplo de cenoura, pimentão, tomate, alface, mandioca e batata.

Vitamina D

O nutriente é produzido pelo corpo quando a pele está exposta à luz solar (raios ultravioletas), sendo responsável por 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe, porém também pode ser encontrado em alguns alimentos de origem animal. Seus benefícios estão relacionados com a saúde dos ossos e dentes. A falta da vitamina D favorece o risco de raquitismo (anormalidades ósseas) em crianças e osteomalácia (falha na produção óssea, resultando em ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos próximos e frequência de fraturas aumentada) em adultos. Em mulheres na pós-menopausa a menor absorção de cálcio pode levar à osteoporose.

Alimentos funcionais com vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, salmão, ostras cruas, ovos e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos.

Cálcio

O mineral é um dos mais importantes na boa alimentação e o mais abundante no organismo humano. Além de seu papel na formação dos ossos, é essencial também para a coagulação sanguínea, formação dos dentes, transmissão dos impulsos neurais, ativação de enzimas. A exposição solar estimula a produção de vitamina D pelo organismo, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Alimentos funcionais com cálcio: hortaliças de folhas verde-escuras como couve e brócolis, salmão e sardinhas, moluscos e ostras. Outras fontes bastante conhecidas são os leites e derivados como iogurtes e queijos. E não podemos nos esquecer do coco e sua água.

Quando não há a ingestão adequada das necessidades diárias de vitaminas e minerais, é importante incrementar a dieta com um suplemento alimentar, com indicação médica. A medida tem como objetivo manter o aporte ideal de nutrientes essenciais e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do organismo.

A relação de alimentos foi listada pela marca Supradyn Ativa. Trata-se de um suplemento de vitaminas e minerais que complementa a alimentação e ajuda a manter o organismo equilibrado para as atividades do dia a dia, ou em períodos de maior demanda. É indicado que sua ingestão seja feita a partir de indicação médica e em quantidades adequadas.