- Publicidade -
Foto: Jose Antonio Hervás/Nasa

Esta é a última chamada para quem quer ver cinco planetas alinhados a olha nu. Desde a última quarta-feira (20) e por algumas semanas, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ficarão alinhados e visíveis da Terra durante o pôr-do-sol.

- Publicidade -

O evento astronômico está acontecendo pela segunda vez neste ano. A primeira vez foi no final de janeiro e início e fevereiro. Mas, agora, esta oportunidade só se repetirá daqui a 24 anos.

Conforme explicado por David Dickinson, do site Universe Today, o alinhamento é visível a olho nu porque é como se estivéssemos olhando os planetas através de um espelho retrovisor, que tem Marte, Júpiter e Saturno a frente e Mercúrio e Vênus correndo um pouco atrás.

Olhando da Terra, os planetas são muito semelhantes a estrelas, portanto, alguns detalhes são imprescindíveis para identifica-los. Vênus é o mais brilhante, Júpiter vem na sequência, em termos de luminosidade. Marte, que já é conhecido como o planeta vermelho, tem tons avermelhados, enquanto Saturno puxa para o amarelo, brilhando praticamente na mesma intensidade. Mercúrio é o menor planeta e também o mais difícil de ser visto.

A dica é estar atento ao céu, em um ambiente sem nuvens, no momento em que o sol está prestes a se pôr.

- Publicidade -

Redação CicloVivo