Inicio Vida Sustentável 5 outras razões para começar uma atividade física hoje

Vida Sustentável

5 outras razões para começar uma atividade física hoje

Os exercícios estão intimamente ligados à boa saúde. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e comece agora.

2 de janeiro de 2017 • Atualizado às 10 : 30

Os exercícios devem variar de acordo com as condições físicas de cada um e com orientações profissionais. | Foto: iStock by Getty Images

5 outras razões para começar uma atividade física hoje
2.78K
2

Os exercícios físicos estão intimamente ligados à boa saúde. Além de fortalecer o corpo, ajudar a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue e proporcionar uma enorme sensação de bem-estar, a atividade física proporciona muitos outros benefícios pessoais, sociais e até mesmo hormonais.

No estudo “Yoga no Controle do Estresse”, o mestre em Ciência da Motrocidade Humana, Marcio Rodrigues Baptista relaciona alguns dos reflexos sentidos pelo corpo durante o exercício. Apesar de concentrar sua pesquisa no yoga, os retornos positivos são proporcionados por qualquer atividade física regular.

Veja abaixo quais são os benefícios citados por ele:

  1. Autocontrole

Manter o exercício físico como um hábito regular aumenta o autocontrole e a autoconfiança. A pessoa passa a ter mais atitude e a encarar os desafios com mais propriedade, acreditando ser capaz de ir além.

  1. Interação Social

O exercício é constantemente realizado em grupos, proporcionando maior interação social e divertimento. Segundo Baptista, existem estudos que relacionam também essa interatividade a melhorias no humor e o tratamento de doenças como a depressão. Entre as diversas substâncias liberadas durante a atividade física está também a feniletilamina, relacionada ao humor e à ocncentração.

  1. Combater o estresse

Interromper a rotina diária para a realização de algum esporte ajuda a distrair as pessoas dos problemas e a combater os sintomas da depressão, como a fadiga e o isolamento.

  1. Melhora a aptidão cerebral

O estudo relata que as atividades físicas alteram positivamente as ondas de atividade cerebral. Os neurotransmissores também são beneficiados: “Os distúrbios nas secreções cerebrais de três substâncias químicas ou neurotransmissores – serotonina, dopamina e norepinefrina – foram implicados na depressão e em outros distúrbios psicológicos. Os exercícios físicos têm um papel na prevenção e no tratamento da depressão pela normalização das concentrações cerebrais dessas substâncias químicas”, esclarece o autor.

  1. Alivia a dor e proporciona felicidade

Durante séculos os opiáceos foram utilizados para aliviar a dor e induzir á euforia. Em 1975, um grupo de pesquisadores identificou substâncias liberadas pelo corpo com qualidades semelhantes às da endorfina, uma delas foi o B-endorfina. Durante as atividades físicas intensas ou com duração superior a uma hora, a B-endorfina aumenta.

As atividades físicas são indicadas a pessoas de todas as idades. Os exercícios, no entanto, devem variar de acordo com as condições físicas de cada um e com orientações profissionais.

Redação CicloVivo

 

(2781)

logo
Fechar
Abrir
logo