- Publicidade -

5 maneiras de substituir a carne no prato

O CicloVivo separou cinco alternativas nutritivas e saborosas para substituir a carne nas refeições.

Abrir mão de comer carne todos os dias é uma boa maneira de lutar por um mundo mais sustentável, preservando a vida de muitos animais, reduzindo as emissões de carbono e ganhando os benefícios de uma dieta mais saudável. No entanto, deixar de consumir carne nem sempre é sinônimo de manter uma dieta sem graça e com poucas proteínas. O CicloVivo vai apresentar cinco receitas bem nutritivas que podem não apenas serem aliadas dos veganos e vegetarianos, como também das pessoas que abandonam os insumos animais por um dia na semana ou por um curto período de tempo.

- Publicidade -


Foto: Editorial J/Flickr

Escondidinho de soja
Criado no interior do Brasil por dois jovens agricultores que enfrentavam a fome, o escondidinho é um dos pratos brasileiros mais conhecidos dentro e fora do país. Além de ser simples e saborosa, a receita pode ser preparada sem o uso de nenhum tipo de carne – basta substituir o recheio por soja. Conforme ensina o site Receitas Veganas, a versão verde do escondidinho leva poucos ingredientes – como proteína texturizada de soja fina, molho shoyu, cebola, salsinha, cebolinha, azeitonas, sal e limão.
 


Foto: Pesbo/Flickr 

Lasanha verde
A extensa lista de ingredientes que podem ser adicionados nas receitas de lasanha fazem com que a massa seja uma das opções de consumo mais comuns entre as pessoas que não comem carne. É possível utilizar a abobrinha ou a berinjela para substituir as camadas da lasanha, ou, ainda, recheá-la com diversas verduras e legumes nutritivos (como brócolis, cenoura e palmito), e apostar em molhos que não têm origem animal e que não utilizam carne.

- Publicidade -

 


Foto: Menu Vegano 

Feijoada vegana
Boa parte das pessoas acha impossível preparar uma feijoada sem usar carne vermelha, mas a mais tradicional receita da culinária brasileira pode ser feita numa versão vegana, bem mais light e sem peso na consciência. Criada pelos escravos com sobras de refeições, o prato não deixa de incluir a simplicidade em sua lista de ingredientes na nova versão. Veja a receita:

- Publicidade -

Ingredientes

•           1 kg de feijão preto

•           200 g de carne de soja em pedaços

•           1 lata de carne de glúten

•           1 pacote de salsicha de soja

•           Temperos (alho, cebola, louro, sal)

•           1 colher de salsinha


Modo de preparo

Deixe o feijão de molho na água, e, depois, cozinhe os grãos com as folhas de louro.

Ferva a água com a carne de soja em pedaços, e, depois, escorra.

Separe uma panela para fritar o alho e a cebola e adicione sal. Reserve.

Depois de cozinhar o feijão na panela de pressão, acrescente a carne de soja, já fervida, e os temperos, já fritos. Para engrossar o caldo, coloque mais água e deixe ferver por mais tempo.

Adicione a salsicha picada e a carne de glúten em pedacinhos no feijão.

Tempere com sal e sirva.


Foto: murilocardoso/Flickr

Macarrão com shimeji
Comum na culinária oriental, o shimeji é um cogumelo que oferece vários benefícios para o organismo das pessoas: além de conter altos níveis de proteína (que podem substituir a carne vermelha), o ingrediente também reforça a imunidade e dá a sensação de saciedade ao ser consumido, sendo, assim, um aliado das pessoas que pretendem perder peso. O blog Cantinho Vegetariano ensinou a preparar um macarrão com o cogumelo, utilizado para substituir a carne ou o frango que costumam entram em várias receitas.
 


Foto: Maria Re/Flickr 

Caldinho de feijão 
Uma das receitas mais antigas e nutritivas da cozinha brasileira, o caldinho de feijão pode ser preparado sem carne e sem soja, de maneira bem fácil. É só juntar o feijão cozido com o caldo a um litro de água, acrescentar quatro dentes de alho picados, meia xícara de azeite, uma cebola picada, uma colher de chá de louro em pó, uma pimenta vermelha picada sem sementes e sal.

Para preparar o caldinho, primeiro é preciso colocar numa panela o azeite, a cebola, o alho e deixar a mistura dourar. Depois, é hora de acrescentar o louro em pó, o feijão, a água, o sal e a pimenta, deixando ferver por dez minutos. Feito isso, é só retirar do fogo, bater no liquidificador e peneirar a mistura. Aí, é só voltar o caldinho para o fogo, deixando ferver novamente, e pronto – a receita já pode ser servida.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo