- Publicidade -

5 itens sustentáveis para seu acampamento

O CicloVivo garimpou soluções inovadoras de baixo impacto ambiental para os mochileiros.

Quem sai pelo mundo com uma mochila nas costas para acampar por aí, costuma se deparar com várias aventuras, emoções e perrengues no meio do caminho. No meio da natureza, no entanto, é preciso praticar a sustentabilidade – começando pelos itens que levados para a viagem. O CicloVivo garimpou os itens mais legais do mundo criados especialmente aos apaixonados por acampamento. Quem sabe, você não leva alguns destes objetos na sua próxima jornada?

- Publicidade -


Foto: Voltaic OffGrid Solar Backpack/Divulgação

Mochila com painéis solares

Criada pela Voltaic, a OffGrid Solar Backpack é uma mochila de alto desempenho, que produz energia solar e tem tudo para ser a fiel companheira dos aventureiros mais sustentáveis. Fabricada com garrafas PET recicladas, a mochila é capaz de carregar notebooks, celulares e outros dispositivos móveis em pouco tempo – em cerca de uma hora exposto ao sol, o equipamento garante carga completa para celulares. Custa 229 dólares no site da empresa (cerca de 525 reais).


Foto: Biolite/Divulgação

- Publicidade -

Fogão à lenha que carrega gadgets e ilumina o ambiente

Com alguns galhos secos, o sistema BioLite Campstove permite aos mochileiros cozinharem num pequeno e eficiente fogão sustentável movido à lenha, que também pode ser usado para iluminar o ambiente e carregar celulares, mp3 players e GPS. O fogareiro gera eletricidade para um sistema termelétrico, que, em seu interior, produz energia, enviada via USB para os dispositivos. O BioLite Campstove está a venda no site da empresa – cada unidade custa pouco mais 129 dólares (cerca de 300 reais).

- Publicidade -

Foto: Greenvana/Divulgação

Luminária movida à luminosidade do sol

A luminária Sol Jar é uma alternativa de iluminação barata, eficiente e sustentável para quem decide curtir um acampamento. Como o objeto não depende da queima de combustíveis, de lenha, nem de eletricidade para funcionar, basta colocá-lo debaixo do sol durante o dia para aproveitar o acúmulo de energia durante a noite.

Dentro do frasco, fica a lâmpada de LED, acionada automaticamente quando a luminosidade é menor no ambiente. De acordo com a fabricante, se o produto for carregado por três horas, até cinco horas de uso são garantidas. A mais barata sai por pouco mais de 25 reais, e pode ser adquirida site da empresa.


Foto: Orange/Divulgação

Barraca de camping com wi-fi e geração fotovoltaica

As pessoas que não conseguem desapegar do sinal da internet nem mesmo em meio à natureza vão adorar a Concept Tent. O protótipo foi lançado para o Glastonbury, um dos principais festivais de música do Reino Unido, e aproveita o sol para gerar energia, abastecer os aquecedores internos e carregar celulares e notebooks. O wi-fi da habitação provisória é usado para transmitir a energia para o interior da barraca e garantir a navegação na web. A Concept Tent não está à venda.


Foto: Petal Drops Rain Catcher/Divulgação

Funil biodegradável que capta a água da chuva
Acampar na chuva nem de longe é uma boa ideia, mas um dispositivo produzido com fibras de milho, batata e trigo, que se desintegra na natureza, é capaz de reter a água que cai do céu (saiba mais aqui). Mesmo que o funil colete apenas a quantidade de líquido que cabe numa garrafa plástica, e não seja própria para consumo, a água da chuva supre outras necessidades no acampamento, como lavar os alimentos e limpar as superfícies. O item está disponível no site da Quirky, fabricante do material.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo