- Publicidade -

5 frutas ideais para consumir no inverno

Confira uma lista de frutas cuja safra ocorre nesta época do ano.

Optar por alimentos da época é a melhor maneira de consumir um produto fresco, saboroso e ainda poupar o bolso e o meio ambiente. Para ajudar os leitores do CicloVivo, confira uma lista de frutas cuja safra ocorre entre os meses de julho e agosto, assim como seus benefícios.

- Publicidade -

Carambola

carambola frutas inverno
Foto: iStockphoto by GettyImages

Desde maio as carambolas já começaram a aparecer nas feiras e mercados. Até agosto a simpática fruta, com seu formato de estrela, será uma boa opção para levar para casa. Ela ajuda na retenção de líquidos, é fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. A fruta também é poderosa no alívio dos sintomas da ressaca, ou seja, uma ótima pedida em tempos de Copa do mundo.

Mas, assim como as bebidas devem ser ingeridas com moderação, essa fruta também não pode consumida em excesso. Isso porque foi descoberta uma substância chamada de “caramboxina”, que pode causar intoxicação, em especial, para quem tem problemas nos rins.

Laranja-lima

laranja lima frutas inverno
Foto: iStockphoto by GettyImages

Até o mês de setembro, esse tipo de laranja será a melhor opção para consumo. A fruta ajuda a controlar a pressão sanguínea, combater o colesterol, melhorar os problemas digestivos e estimular as funções intestinais. Além de ser mais doce e menos ácida em comparação a outras, esse tipo reforça as defesas do organismo.

Kiwi

kiwi frutas inverno
Foto: iStockphoto by GettyImages

Fruto originário da Ásia, mais precisamente do sul da China, sua combinação de vitaminas A e E reduz os riscos de doenças cancerígenas. O kiwi ainda possui vitamina B6, niacina, cálcio, magnésio, ferro e potássio e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

- Publicidade -

Mexerica

mexerica frutas inverno
Foto: iStockphoto by GettyImages

Fruta de baixa caloria, a mexerica possui vitamina A, C e complexo B. Ajuda a prevenir gripes e resfriados e também é rica em fibras – o ideal é ingeri-la com o bagaço para auxiliar no funcionamento do intestino. Além disso, ajudam na prevenção de diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares e ainda é mais adocicada que as cítricas em geral.

Morango

morango frutas primavera
Foto: iStockphoto by GettyImages

Na estação mais fria do ano a natureza oferece lindos morangos, que servem como base para saborosas receitas nos lares brasileiros. É nos meses de julho e agosto, em especial, que eles surgem nas prateleiras. Além do ótimo sabor, a fruta é rica em vitamina C, A, E, B6 e B5, o que ajuda a evitar problemas de pele, o sistema nervoso e combate o reumatismo. Entre os minerais, estão presentes: potássio, cálcio e ferro.

Lembre-se: Alimentos colhidos na época crescem e amadurecem no tempo certo. A chance de terem menos aditivos também é maior.

- Publicidade -

LEIA MAIS: